Como ter um jardim de inverno todos os dias

Eloá Cruz
27/08/2015 01:00
Thumbnail

Projeto de Wolfgang Schlögel incrementa o recanto de contemplação com soluções tecnológicas. Fotos: Ana Zarpellon Photography/Divulgação | Edison Garcia

Se a sua casa não tem quintal nem uma praça arborizada por perto ou simplesmente você precisa de verde para viver, avalie as chances de ter um jardim de inverno. Ele pode ou não ter cobertura, ser exatamente dentro de casa ou numa área externa, ganhar paisagismo, móveis e iluminação, e virar um refúgio para relaxar e contemplar.
A ideia não é nova. Há décadas, a construção de pequenos espaços exclusivos para acolher as plantas já tinha a função de deixar a decoração mais leve e acolhedora. O tempo deu a esses espaços mais dinamismo e fez com que ocupassem não só as áreas centrais da casa, como também um cantinho reservado na varanda, debaixo da escada ou até mesmo na sacada do apartamento. Vale meia dúzia de vasos com pedras e troncos para criar um recanto charmoso ou uma área cultivada com soluções high-tech de luz, som e irrigação.
No Bambu Spa by Vitaclin, paisagismo com variedade de espécies, pedras e troncos, além de projeto luminotécnico aliado aos preceitos da cromoterapia.
No Bambu Spa by Vitaclin, paisagismo com variedade de espécies, pedras e troncos, além de projeto luminotécnico aliado aos preceitos da cromoterapia.
Quem quer ter uma estrutura assim em casa ou no apartamento deve ficar atento a duas questões: iluminação e ventilação. A área não precisa de luz direta do sol, mas tem de ser iluminada para evitar que as plantas definhem. E o ar tem de circular no ambiente, pois, sem ventilação, ocorre condensação da água, o que facilita a formação de fungos que podem matar as plantas.
Tecnologia
O paisagista Wolfgang Schlögel é um adepto da tecnologia em seus projetos: cobertura retrátil em vidro, materiais impermeáveis que possam receber umidade e chuva e até aquecimento com o uso de lareira, indicado para as áreas que ficam a céu aberto. O uso de mantas na decoração, assim como os revestimentos em pedra, completam a cena. De acordo com o paisagista, o jardim de inverno não precisa ter cara rústica. “Desde o estofado dos sofás e poltronas, que podem ser drenantes e, por isso, não acumular água, até no uso de tapetes específicos, tudo se consegue adaptar para essas áreas.”
Para garantir o relaxamento e sensação de bem-estar, a paisagista Gisele Marques, que assina o projeto do Bambu Spa, montou um jardim de inverno com grande variedade de vegetação, troncos e pedras e iluminação em LED. A solução pode modificar a cor do ambiente de acordo com o estado emocional de quem está no espaço, considerando os preceitos da cromoterapia.
Para fazer em casa
Os cuidados essenciais que você precisa ter antes de montar um jardim de inverno
*Caso não tenha um lugar definido, escolha um espaço da casa em que o sol esteja mais presente durante o inverno. Isso ajuda o jardim a ter melhor conforto térmico;
*Para um jardim de inverno de baixa manutenção, selecione plantas como cactos, suculentas e plantas nativas que estão acostumadas com o clima curitibano;
*Todo cuidado é importante, portanto, mantenha o espaço limpo e retire sempre que possível as folhas secas. Elas podem atrair insetos e aracnídeos, como a aranha marrom;
*A instalação de lareira pode trazer mais conforto para o espaço;
*Se o jardim de inverno ficar numa área externa, escolha o mobiliário adequado para isso, com proteção para chuva, sereno e sol.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!