Jardim iluminado

Caroline do Prado, especial para a Gazeta do Povo
19/12/2013 02:06
Thumbnail

Rosângela Sabbag valorizou o deque com iluminação cênica. Foto: Daniel Derevecki / Gazeta do Povo

As noites quentes de verão são um convite para estender as horas no jardim ou fazer um jantarzinho do lado de fora de casa. Só que antes de sentar e relaxar sob a luz da lua, é preciso conferir se a área externa conta com um bom projeto luminotécnico. “Com ele é possível criar um cenário luminoso agradável e atraente, que amplia o tempo de uso do jardim e realça as formas e texturas da vegetação”, explica a lighting designer Helena Gentili.
Segundo a paisagista Rosângela Ciafrino Sabbag, quando se opta por uma iluminação cênica, a ideia é fazer com que as plantas apareçam como se fosse de dia e destacar alguns detalhes da arquitetura da casa. “O jardim de dia tem a beleza da luz natural e, à noite, tem a magia da luz indireta, mais aconchegante”, diz ela.
Normalmente, esse tipo de ambientação é criado levando em conta as características do terreno e da vegetação. Para Rosângela, é importante fazer um estudo da área externa para escolher os efeitos e os acessórios, que podem delinear caminhos e detalhes ou iluminar uma área maior.
Técnica
Nas áreas externas são recomendadas luzes frias (a partir de 4000K até 6000K). O paisagista Guto Ciccarino aconselha o uso das lâmpadas de LED, que gastam menos energia e são mais duráveis se comparada às demais. Outra opção são as halógenas, que contém em sua composição sódio e vapor metálico, que proporcionam maiores alternâncias de intensidade e tonalidade de luz.
Para comportar as lâmpadas é recomendado o uso de spots, espetos, balizadores, embutidos de pisos, postes e arandelas. Esses equipamentos, feitos normalmente de alumínio, devem ter um índice de proteção adequado (IP65) para inibir a entrada de poeira e água e prolongar a sua utilização.
Projetos
Vitrine
Espeto Dital para jardim na cor branca. No Balaroti, R$ 38,16
Espeto Dital para jardim na cor branca. No Balaroti, R$ 38,16
SERVIÇO: Madeira Madeira, Balaroti, Leroy Merlin, Rosângela Ciafrano Sabbag, fone (41) 3363-2985, Guto Ciccarino, fone (41) 3232-6320, Helena Gentili.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!