Horta

Paisagismo e Jardinagem

Nutritivos e fáceis de plantar em casa: conheça os microverdes

Sharon Abdalla
30/03/2020 12:48
Thumbnail

Foto: Isla Sementes/Divulgação

Ter uma horta em casa é uma ótima opção para comer de forma saudável e abusar da cor e dos aromas que ela traz para os ambientes onde é cultivada. E se você é do time que diz não ter espaço ou jeito para cuidar das plantas, saiba que os microverdes chegaram para acabar com tais desculpas.
Mais nova tendência da horticultura, os microgreens, como também são conhecidos, nada mais são do que hortaliças ultrajovens, que passaram da fase de broto mas ainda não são consideradas baby folhas.
"O broto é a primeira fase da planta, que ocorre nos primeiros quatro ou cinco dias. O microverde é a fase na qual ela lança suas primeiras duas folhinhas, o que ocorre de 7 a 20 dias após a semeadura. O baby leaf, por sua vez, compreende do 20° a 40° dia", explica Diana Werner, presidente da Isla Sementes.
Foto: Isla Sementes/divulgação
Foto: Isla Sementes/divulgação
Entre as vantagens das recém-nascidas, por assim dizer, estão o elevado poder nutritivo - que é de 4 a 40 vezes superior ao das plantas adultas, dependendo da espécie e do tipo de nutriente - e a facilidade no cultivo, que requer pouquíssimo espaço, cuidado e tempo até a colheita.

Como cultivar um microverde?

Para ter sua própria horta de microverdes, basta dispor de um local iluminado e das sementes das hortaliças que se deseja cultivar. Elas podem ser comuns ou próprias para este tipo de plantio (neste caso, a embalagem costuma trazer orientações e há maior cuidado com a manipulação das sementes na fábrica, uma vez que os alimentos serão consumidos muito antes da fase adulta). "O que é essencial é que sejam sementes livres de agrotóxicos", alerta Diana.
Foto: Isla Sementes/Divulgação
Foto: Isla Sementes/Divulgação
Entre as espécies mais indicadas para cultivo estão: acelga, agrião, alface, alho-poró, beterraba, cebolinha, cenoura, coentro, couve, ervilha, girassol, manjericão, mostarda, rabanete, rúcula, brócolis e repolho.
Para fazer o plantio, basta adicionar o substrato (que pode ser húmus, fibra de coco e até papel toalha) a um recipiente com furos (vaso, jardineira ou bandeja plástica de pães e bolos com pelo menos um dedo de profundidade) e espalhar as sementes, que não precisam ser cobertas. É importante que elas não fiquem uma sobre as outras e nem em áreas em que haja projeção de sombra pelas bordas do recipiente, pois precisam de luz para germinar.
Foto: Isla Sementes/Divulgação
Foto: Isla Sementes/Divulgação
A dica de ouro para garantir o crescimento das plantinhas está na rega. Isso porque o substrato não pode ficar encharcado, mas também não pode secar, tendo de ser mantido sempre úmido. Por isso, é indicado o uso de um borrifador para fazer a rega.
A germinação deverá acontecer entre 3 e 10 dias, com as plantas atingindo a fase de microverdes entre 7 e 20 dias após a semeadura (entre 6 e 10 cm de altura), quando estão prontas para a colheita. Para realizá-la, basta segurar a planta delicadamente pelas folhas e cortá-la rente ao substrato. Vale lembrar que os microverdes não se regeneram, logo será necessário iniciar um novo ciclo completo para uma nova colheita.
"Os microverdes podem ser usados em sucos, saladas, como tempero ou para finalizar pratos, pois têm apelo estético. Eles também proporcionam uma nova experiência de paladar, pois costumam ter sabores diversos dos das plantas adultas. O coentro, por exemplo, é mais suave, assim como a rúcula", conta Diana. Além disso, as plantinhas trazem um colorido especial para o ambiente onde são cultivadas.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!