Oito sinais de que sua planta não vai bem e como resolver

Priscila Bueno
06/07/2018 13:00
Thumbnail

As plantas falam através do aspecto das folhas. Foto: Bigstock

Você comprou ou ganhou uma planta e, de repente, as folhas ficaram murchas. Isso pode ser sinal de excesso de luz ou calor. Como organismos vivos que são, as plantas podem “conversar” conosco, emitindo sinais. Basta prestarmos atenção no que elas estão nos “dizendo”.
Uma dica interessante é dada por Heloise Anne Parchen, consultora da Esal Flores. “Se a planta é antiga e estava indo bem, e da noite para o dia ficou mal, a culpa pode ser de insetos ou da deficiência de nutrientes. Agora, se ela for nova, além dos insetos ode ser efeito da má adaptação ao local onde está”, explica.
William Nikkel, engenheiro agrônomo da Chácara Flor da Suissa, reforça que as plantas precisam do tripé luz, água e nutrientes. “Com isso em equilíbrio, até a incidência de doenças e pragas diminui”, orienta.
O cuidado deve começar na hora da compra. Olhar a planta como um todo, verificar se a terra está com aparência saudável, levantar a folha para ver se não há bichinhos embaixo dela e olhar o caule para ver se está firme e sem manchas são orientações. Em casa, uma olhada semanal basta.
Heloise diz que quanto mais macias as folhas da planta, mais suscetíveis. Caso do manjericão e da couve, por exemplo. “Plantas ornamentais tendem a ser mais resistentes”, completa.
*Especial para Gazeta do Povo

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!