No vaso ou no jardim

Paisagismo e Jardinagem

Como cultivar ora-pro-nóbis em casa? Planta garante beleza e é fonte de nutrientes

Sharon Abdalla
14/08/2020 20:55
Thumbnail

Planta é comestível e tem alto teor nutritivo. | Andreia Bohner/Wikimedia Commons

Ela costumava ser presença constante nos jardins das vovós e, mais recentemente, voltou aos holofotes devido ao seu alto poder nutritivo, sendo inserida especialmente no cardápio de quem é adepto do vegetarianismo e do veganismo. Além disso, sua exuberância e floração fazem da ora-pro-nóbis uma boa opção, também, para decorar e trazer a natureza para dentro de casa.
"Ela é uma planta rústica, que não requer grande conhecimento sobre jardinagem para ser cultivada", explica Randall Fidencio, professor de jardinagem e criador de conteúdo digital, proprietário da Vila Nina Paisagismo e Flora, em Salto (SP). "Tem gente que diz que ela é como o mato, bem independente", acrescenta a engenheira agrônoma Sophia Louise Karl, de Curitiba.
Suas folhas podem ser utilizadas em diversos tipos de preparos.
Suas folhas podem ser utilizadas em diversos tipos de preparos.
Da família das cactáceas, a ora-pró-nobis (Pereskia aculeata) tem origem nas Américas e é uma planta trepadeira, podendo ser cultivada em vasos (do tipo cuia) e no solo, tendo alambrados ou outro tipo de estrutura para se apoiar. "Em fazendas e chácaras, é comum elas serem utilizadas como cercas-vivas, até por conta dos seus espinhos. É preciso ter cuidado quando for mexer com ela", destaca Sophia.
Fácil de cuidar, a ora-pro-nóbis vai bem em ambientes com sol pleno ou meia-sombra, o que faz dela também ideal para o cultivo dentro de casa e de apartamentos. Basta colocá-la em um local onde pegue pelo menos de três a quatro horas de sol por dia. As regas devem ser feitas de duas a três vezes na semana, sempre com atenção para não encharcar o substrato.
"A frequência de rega de toda planta depende do local onde ela está, pois se ela pega mais sol ou corrente de vento, o solo tende a secar mais rápido", lembra Fidencio. Então, aqui também vale a regra do "dedômetro", ou seja, afundar o dedo na terra até a metade da altura do vaso, e não apenas na superfície, para verificar se o substrato está úmido ou precisa de água. "Para saber se ela está saudável, basta olhar se estão surgindo folhas novas. Este e o grande indicador de saúde das plantas", acrescenta o professor de jardinagem.

E as mudas?

Para ter uma ora-pro-nóbis para chamar de sua, é possível comprar uma planta já enraizada e com altura média (elas são comercializadas com cerca de 50 cm) ou adquirir uma muda, plantá-la e acompanhar do desenvolvimento dela.
Para plantio no jardim, basta fazer a cova e acomodar a muda cobrindo-a com a própria terra. Em vasos, pode ser usada terra vegetal acrescida de húmus de minhoca, se possível, para que a muda receba uma carga maior de nutrientes.
"No jardim, se tiver espaço para o desenvolvimento das raízes, ela vai se apoiando e crescendo. Já dentro do vaso ela cresce até o ponto quando as raízes não tem mais para aonde ir", explica Sophia.
Além de nutritiva, a ora-pro-nóbis ainda embeleza o jardim com suas flores.
Além de nutritiva, a ora-pro-nóbis ainda embeleza o jardim com suas flores.
Outra característica interessante da ora-pro-nóbis é a de que, a cada "colheita", surge uma nova muda em potencial. Isso porque, para se retirar as folhas para consumo, o recomendado é que se corte todo o comprimento do galho onde elas estão fixadas (cerca de 20 cm) e este, por sua vez, vira uma nova muda, já que a reprodução da planta se dá por estaca ou estaquia.
Nesta primeira fase de desenvolvimento é preciso dar especial atenção à rega, como lembra Fidencio. Além disto, a "colheita" também funciona como poda, o que é um excelente estímulo para o crescimento lateral da planta.

Floração

Com pétalas brancas com miolo alaranjado ou em tom de rosa, a floração da ora-pro-nóbis acontece a partir de janeiro, no verão, até o outono e é bastante atraente aos insetos, em especial às abelhas.
Assim como as folhas, as flores da planta também são comestíveis. Se não colhidas, elas se transformam em frutos pequenos de cor alaranjada, que também pode ser consumidos, apesar do sabor não tão elaborado.
Das folhas aos frutos, a riqueza da ora-pro-nóbis está no seu valor nutricional. Rica em proteína, a planta também é fonte de minerais (manganês, ferro, cálcio, magnésio), além de fibras e vitamina C. Ela pode ser consumida in natura, cozida ou na forma de sucos e farinhas, utilizadas para enriquecer bolos, pães e massa.
Tantos nutrientes fez com que a planta recebesse a alcunha pejorativa "carne de pobre". A história dá conta, no entanto, que seu nome popular vem das antigas igrejas, que utilizavam a planta para cercamento, as quais tinham suas partes consumidas pelos fiéis durante os sermões celebrados em latim - ora-pro-nóbis significa "rogai por nós".

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!