Decoração com plantas

Paisagismo e Jardinagem

Confira quais plantas são perigosas para o seu gato

Bruna Junskovski*
17/02/2019 15:20
Thumbnail

A pet cat eating fresh grass, on a white background. Cat sniffing and munching a vase of fresh catnip. Brown pet cat eating fresh grass, green oats, copy space, the concept of the health pets.

A cena de um gato brincando em um vaso de plantas é tão bonita quanto perigosa, em alguns casos. Plantas como Copo de leite, Lírio e Espada de São Jorge, comuns na decoração e quintal de casa, podem fazer mal em diversos níveis aos felinos, levando, inclusive, à morte. Embora os animais domésticos possam ser vítimas de intoxicação por plantas, na maioria das vezes, por acidente, é importante ficar atento ao que é ingerido por eles.
“É recomendado aos tutores que, ao adquirir uma planta para o ambiente de convívio do seu gatinho, informe-se antes se existe algum grau de toxicidade. As melhores plantas para se ter em casa são sempre as com potencial comestível e não tóxicas para os felinos”, explica a médica veterinária Leocádia Chalita de Lima, da Esal Flores.
A severidade da intoxicação varia de acordo com o potencial de toxicidade das plantas e da quantidade ingerida pelo animal. Entre as plantas tóxicas para animais domésticos, seja gatos, cachorros ou hamsters, mais comumente encontradas em casas, estão: bico-de-papagaio, coroa-de-Cristo, costela-de-Adão, dedaleira, espirradeira, hera, hortênsia, antúrio, babosa, comigo-ninguém-pode, avenca, azaleia, fumo-bravo, lírio-da-paz, mamona e violeta.
Copo de leite está entre as plantas potencialmente perigosas para gatos. Foto: Bigstock
Copo de leite está entre as plantas potencialmente perigosas para gatos. Foto: Bigstock
“Os principais sintomas causados por plantas tóxicas são vômito, diarreia, convulsão, ataxia, depressão, prurido, salivação excessiva, arritmias e até mesmo alterações neurológicas. Vale chamar atenção especial para a flor da fortuna e o lírio que podem causar falência renal com morte súbita”, alerta Tatiana Takeko, médica veterinária do Cantinho do Gato.
O mais importante é procurar atendimento veterinário caso o animal apresente esses sintomas. De acordo com ela, em casos de intoxicação é comum haver a necessidade de internação para que o gato seja medicado e tratado com fluidoterapia.

O que faz bem

Embora existam plantas com capacidade tóxica, há aquelas que possuem potencial nutritivo para animais de estimação. “Alguns temperos como hortelã, salsa, coentro e alecrim são permitidos para os felinos por conta do alto nível de nutrientes que apresentam”, conta Lima.
Para desviar o foco dos gatos em suculentas, samambaias ou plantas aranhas — que não apresentam riscos — é possível criar um jardim sensorial para eles. Algumas flores como rosas, orquídeas, amor-perfeito, girassol, boca-de-leão e petúnia são comestíveis e muitos animais são atraídos pelo cheiro destas plantas.
“Se você quer agradar o seu gato pode providenciar vasos com hortelã, erva-doce, erva-cidreira, camomila ou valeriana. São plantas aromáticas que os gatos amam. Entre as plantas que podem ser ingeridas e que eles costumam gostar estão o trigo, o milho e a aveia, que geram as famosas ‘graminhas de gato’”, aconselha Takeko.
Porém, a preferida dos felinos é a Nepeta cataria, conhecida como erva-de-gato ou catnip. Esta planta causa uma sensação de euforia nos gatos que podem até babar pela excitação. Ao contrário do que se imagina, ela não é viciante e não possui relação com a maconha. “A Nepeta é da família da hortelã e é só pelo cheiro que os gatos adoram. Seus principais benefícios aos gatos são de alegria, ajuda os bichinhos a relaxarem e a se sentir bem, por isso é usado para atrair os gatos para os arranhadores, tirando o interesse pelo sofá”, afirma Takeko.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!