No Dia Mundial do Gato, confira quais plantas são perigosas para o seu bichano

Existem espécies que podem causar convulsões, arritmias e até mesmo depressão no animal

A catnip, ou erva do gato, é uma das plantas que podem ser ingeridas pelos animais. Foto: Bigstock

por Bruna Junskovski*

17/02/2019

compartilhe

A cena de um gato brincando em um vaso de plantas é tão bonita quanto perigosa, em alguns casos. Plantas como Copo de leite, Lírio e Espada de São Jorge, comuns na decoração e quintal de casa, podem fazer mal em diversos níveis aos felinos, levando, inclusive, à morte. Embora os animais domésticos, que tem o seu dia celebrado neste 17 de fevereiro, possam ser vítimas de intoxicação por plantas, na maioria das vezes, por acidente, é importante ficar atento ao que é ingerido por eles.

>>> Designer cria móveis em miniatura para gatos com inspiração japonesa

“É recomendado aos tutores que, ao adquirir uma planta para o ambiente de convívio do seu gatinho, informe-se antes se existe algum grau de toxicidade. As melhores plantas para se ter em casa são sempre as com potencial comestível e não tóxicas para os felinos”, explica a médica veterinária Leocádia Chalita de Lima, da Esal Flores.

A severidade da intoxicação varia de acordo com o potencial de toxicidade das plantas e da quantidade ingerida pelo animal. Entre as plantas tóxicas para animais domésticos, seja gatos, cachorros ou hamsters, mais comumente encontradas em casas, estão: bico-de-papagaio, coroa-de-Cristo, costela-de-Adão, dedaleira, espirradeira, hera, hortênsia, antúrio, babosa, comigo-ninguém-pode, avenca, azaleia, fumo-bravo, lírio-da-paz, mamona e violeta.

Copo de leite está entre as plantas potencialmente perigosas para gatos. Foto: Bigstock

“Os principais sintomas causados por plantas tóxicas são vômito, diarreia, convulsão, ataxia, depressão, prurido, salivação excessiva, arritmias e até mesmo alterações neurológicas. Vale chamar atenção especial para a flor da fortuna e o lírio que podem causar falência renal com morte súbita”, alerta Tatiana Takeko, médica veterinária do Cantinho do Gato.

O mais importante é procurar atendimento veterinário caso o animal apresente esses sintomas. De acordo com ela, em casos de intoxicação é comum haver a necessidade de internação para que o gato seja medicado e tratado com fluidoterapia.

>>> IKEA lança primeira (e muito fofa) linha de móveis para pets

O que faz bem

Embora existam plantas com capacidade tóxica, há aquelas que possuem potencial nutritivo para animais de estimação. “Alguns temperos como hortelã, salsa, coentro e alecrim são permitidos para os felinos por conta do alto nível de nutrientes que apresentam”, conta Lima.

Para desviar o foco dos gatos em suculentas, samambaias ou plantas aranhas — que não apresentam riscos — é possível criar um jardim sensorial para eles. Algumas flores como rosas, orquídeas, amor-perfeito, girassol, boca-de-leão e petúnia são comestíveis e muitos animais são atraídos pelo cheiro destas plantas.

“Se você quer agradar o seu gato pode providenciar vasos com hortelã, erva-doce, erva-cidreira, camomila ou valeriana. São plantas aromáticas que os gatos amam. Entre as plantas que podem ser ingeridas e que eles costumam gostar estão o trigo, o milho e a aveia, que geram as famosas ‘graminhas de gato’”, aconselha Takeko.

Porém, a preferida dos felinos é a Nepeta cataria, conhecida como erva-de-gato ou catnip. Esta planta causa uma sensação de euforia nos gatos que podem até babar pela excitação. Ao contrário do que se imagina, ela não é viciante e não possui relação com a maconha. “A Nepeta é da família da hortelã e é só pelo cheiro que os gatos adoram. Seus principais benefícios aos gatos são de alegria, ajuda os bichinhos a relaxarem e a se sentir bem, por isso é usado para atrair os gatos para os arranhadores, tirando o interesse pelo sofá”, afirma Takeko.

LEIA TAMBÉM

Marca cria peças de decoração que homenageiam animais extintos

*Especial para a HAUS

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você