Piscinas além do quadrado; inspire-se com quatro projetos que fogem do comum

Que tal fugir do óbvio na área de piscina e lazer da casa? Selecionamos projetos de piscinas diferentes do comum que inovam em formatos, acabamentos e estilos. Inspire-se!

por Stephanie D’Ornelas*

29/11/2018

compartilhe

Quem nunca desejou uma piscina para chamar de sua? Deleite para o corpo nos dias de verão e para os olhos pela beleza que proporcionam à área externa da residência, esses espaços são sinônimos de lazer, descanso, conforto e até mesmo status. É possível fugir do tradicional e tornar este ambiente ainda mais sofisticado. Para isso, é importante integrar a área a seu entorno e respeitar as especificidades da topografia. Foram esses os pontos de partida do projeto de Maurício Melara, que elevou o deck para contornar a diferença de níveis do terreno. O formato triangular da piscina surgiu para permitir a máxima incidência solar no local.

O revestimento com pedra hijau dá o tom esverdeado da piscina. Foto: Celso Pilati/Divulgação

“O desnível do terreno era bem grande e a piscina ficou praticamente aflorada do chão. E nós colocamos o deck no mesmo nível da piscina. A copa das árvores existentes no local, que são muitas, acabaram no mesmo nível do deck”, explica Melara. O tom esverdeado das águas é resultado do revestimento com a pedra natural hijau e faz referência à vegetação circundante. “A ideia era sair do padrão de piscina que é azul clarinha. Com a pedra hijau ela lembra um pouco mais a cor do mar”, conta o arquiteto.

Os móveis escolhidos para a área externa seguem o mesmo padrão de cor do ambiente, verde e amadeirado. Foto: Celso Pilati/Divulgação

Frente para o mar

A borda infinita foi usada para ampliar a piscina e destacar ainda mais o horizonte. Foto: Marcelo Stammer

Melhor do que uma piscina, só uma piscina em frente ao mar. Ainda mais uma vista exuberante como a deste projeto no litoral paranaense. O ponto de partida das arquitetas que assinam a criação, Luciana Olesko e Maria Fernanda Lorusso, do escritório Olesko e Lorusso Arquitetura e Interiores, foi a integração da arquitetura à natureza.

Refúgio no litoral paranaense esbanja personalidade. O projeto da residência integra espaços abertos e fechados, por isso a parte social não tem desníveis para a piscina. Foto: Marcelo Stammer

Luciana conta que um dos principais diferenciais do projeto é o revestimento cerâmico esverdeado inspirado nas piscinas naturais do caribe. “Privilegiamos os tons de verde para que o ambiente não brigasse com o cenário da Serra do Mar. O verde dialoga com a natureza, com o gramado que existe a frente”, afirma. Outros destaques da piscina são a área de hidromassagem, o deck úmido e platôs que permitem a circulação na área.

Minimalista

Desnível permitiu que a área molhada atingisse todo o entorno da piscina. Foto: Eduardo Macarios

A piscina projetada pela arquiteta Priscilla Müller ganhou ares de praia com o revestimento clean em tom de areia. E a similaridade não para por aí: foi instalado um sistema que imita correnteza, para que o usuário tenha a sensação de estar no mar. “Fizemos com que o usuário tivesse a sensação de estar entrando em um rio ou no mar com a criação de uma área inclinada. Ela cria um desnível que dá a sensação de praia, saindo do conceito tradicional de piscina”, diz a arquiteta.

As espreguiçadeiras dão charme e cor ao ambiente. Foto: Eduardo Macarios

A suavidade do projeto foi garantida com a eliminação das tradicionais bordas, acabamentos minimalistas e aumento da área molhada. Priscilla afirma que quem procura uma piscina diferente do comum deve pensar fora do padrão. “Se preocupar em perceber as sensações e necessidades dos usuários é essencial na concepção de um projeto inovador”, completa.

Multifuncionalidade

A piscina foi pré-moldada com manta de PVC cinza. Foto: Marcelo Stammer/Divulgação

A piscina projetada pelo escritório Valliatti & Tomasi Patrão serve a família inteira: ela é composta por uma raia, uma parte retangular de nado e a área rasa, ideal para as crianças. O ambiente da piscina segue a proposta contemporânea da casa e tem tons de concreto e cinza. “A residência é inclinada para o maior aproveitamento das vistas internas e da insolação, e a piscina está em paralelo, em total sinergia com a arquitetura da casa”, explica o arquiteto Sérgio Valliatti. A piscina de fundo infinito funciona também como um mirante. Como está em um plano elevado, proporciona uma visão privilegiada do bosque e lago natural que integram o condomínio.

*especial para HAUS

LEIA TAMBÉM

Dicas para deixar a área externa e piscina prontas para o verão

 

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você