Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
planta-aquatica-em-alta-facil-cuidar-vaso-em-casa-aguape-haus
A aguapé (Eichhornia crassipes) é uma das espécies de plantas aquáticas que sobrevive tranquilamente em vasos dentro de casa, desde que cumpridos alguns requisitos, como sol pleno e troca de água regular.| Foto: Bigstock

Se você procura uma planta fácil de cuidar e diferente para ter em casa ou no escritório, as espécies aquáticas são uma boa pedida. Elas estão cada vez mais em alta, tem um cuidado pouquíssimo desafiador e podem até viver em vasos nos espaços internos.

Em sua maioria, como explica Eder Mattiolli, da Flora Quatro Elementos, uma planta aquática é aquela que vive flutuando na água, tirando seus nutrientes da água e do ar, ou cujas raízes, mesmo que estejam enraizadas no solo, aguentam viver em um ambiente encharcado, sem apodrecer.

Siga a HAUS no Instagram

Se você se interessou por esse tipo de planta, saiba que apenas dois cuidados se fazem necessários, como ensina Mattiolli. Elas precisam de pelo menos 5 horas de exposição direta à luz do sol por dia e, se cultivadas em espaços internos, precisam ter a água do recipiente trocada a cada cinco dias.

"Se a planta estiver em piscinas naturais, lagos ou rios, você obviamente não precisa fazer nada. Ela vai viver tranquilamente no ambiente natural. Mas se estiver em uma área interna, é importante trocar a água por uma série de fatores: para evitar a dengue, para a água não ficar mal cheirosa e para a planta ter nutrientes e oxigênio sempre à disposição", conta o especialista da Flora Quatro Elementos. "Se você não quiser ficar trocando a água, basta instalar uma bombinha de aquário no vaso", sugere.

A manutenção das folhas e raízes, em geral, também é bastante simples. De acordo com Mattiolli, é só cortar as folhagens indesejadas e o excesso de raízes com a tesoura.

Ficou interessado(a)? Confira uma série de espécies aquáticas recomendadas pela Flora Quatro Elementos e pelo portal Jardineiro.net, da botânica e paisagista Raquel Patro!

Aguapé

planta-aquatica-em-alta-facil-cuidar-vaso-em-casa-aguape-haus-1.jpg
| Bigstock

Conhecida como a "rainha dos lagos", o aguapé (Eichhornia crassipes) pode atingir até 30 cm de altura, com folhas arredondadas, grandes e brilhantes. Ela dá belas flores azuis arroxeadas que se assemelham à inflorescência do jacinto. É uma das espécies que podem ser cultivadas em vasos.

Alface da água

| Reprodução/Instagram/A Casa Colorida Da Eliane

O alface da água (Pistia stratiotes) ganhou esse nome graças a sua aparência que lembra a de um alface convencional. A planta pode chegar a até 4 cm de altura e pode ser cultivada em vasos.

Papiro do Egito

| Reprodução/Jasmin Plantas Ornamentais

De nome científico Cyperus papyrus, a planta chega a 2 metros de altura no Brasil. No Egito, chega até a altura de 5 metros. Tem hastes firmes e um aglomerado denso de fios finos na ponta de até 30 cm de comprimento. Não é indicado para vasos em áreas internas. Apenas para espelhos d'água, lagos ou tanques.

Sombrinha chinesa

sombrinha chinesa planta aquatica
| Reprodução/Instagram/Woneninhetnoorden

A Cyperus alternifolius recebe esse nome devido ao formato e posição de suas folhas. Originária de Madagascar, essa planta aquática cresce rapidamente e é bastante utilizada em projetos de paisagismos. Possui hastes eretas e folhas verdes que, juntas, formam uma roseta. Varia de 50 cm de altura a 1,20 metros. Pode ser cultivada em vasos.

Cavalinha

| Reprodução/Instagram/Paisajista_inescerezo

A cavalinha (Equisetum hyemale) é uma planta é encontrada na margem de lagos e riachos na natureza. Ela é duplamente uma planta terrestre e também aquática. Pode ser utilizada em vasos, espelhos d’água, jardins e ao redor de lagos artificiais. Varia de 30 cm a 2 metros de altura, dependendo do vaso ou do ambiente em que está inserida.

Mosaico

| Reprodução/Instagram/Estudiopaulatarditi

Nativa da América do Sul, a planta mosaico (Ludwigia sedioides) é ideal para lagos e tanques, mas pode ser cultivada em vasos também. Suas folhas são pequenas, em formato de losango, e se encaixam como um mosaico. Chega a ter de 10 a 30 cm de altura.

Ninfeia

| Reprodução/Instagram/m4s1w4n

A ninfeia (Nymphaea) tem lindas flores e oferece várias opções para quem deseja cultivá-la em casa, uma vez que existem diversas espécies da planta. O mais indicado é cultivá-la em vasos mesmo, mas dessa forma seu crescimento fica limitado. Suas flores variam de cores rosas e brancas a azuis, e sua base é sempre verde e arredondada. Podem chegar até 50 cm de diâmetro, dependendo do vaso.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]