Tendência

Paisagismo e Jardinagem

Conheça as plantas “góticas”, nova tendência do paisagismo

Monique Portela, especial para HAUS
10/05/2021 19:51
Thumbnail

Como a maior parte das plantas de coloração escura, a Peperomia caperata Schumi Red demanda luz abundante e difusa. É perfeita para o ambiente doméstico. | Bigstock

As temperaturas descem na capital paranaense e a casa pede um toque mais aconchegante. Na decoração botânica, essa sensação se reflete em plantas com cores mais fechadas e texturas aveludadas, que nas redes sociais têm ganhado o apelido de “plantas góticas”. Isso porque as cores lembram a estética da cultura urbana que surgiu no final da década de 1970, no Reino Unido, marcada pelo uso do preto.
“Supertendência! Assim como na moda, arquitetura e afins, onde vemos um movimento cíclico, acontece o mesmo com as plantas. Estamos vendendo mais dessas plantas, mas não é de hoje”, afirma Patricia Belz, proprietária do Aurora Garden, espaço que soma as lojas Australis e Borealis e vende arranjos secos e plantas frescas.

Luz abundante

Engana-se quem pensa que a tonalidade escura significa que a planta não precisa de muita luz. Muito pelo contrário, aponta Belz. “Os pigmentos escuros, vermelhos e roxos funcionam como protetor de raios ultravioleta. Fazendo uma relação com a gente, funciona como um protetor solar. Então, a cor dessas plantas é um mecanismo de defesa”.
Isso implica a necessidade de luz abundante, para que as folhas não desbotem ou variem sua cor — o que também não é sinônimo de luz direta. A prioridade no cuidado das plantinhas deve ser compreender o tipo específico de luz que cada uma demanda.
“A Peperômia schumi red necessita de boa iluminação para manter a cor bem arroxeada, já a Orquidea Ludisia, se ficar em um ambiente muito ensolarado, perde o tom vinho e começa a ficar verde”, exemplifica.
Confira uma seleção de plantas cozy para o outono e suas especificações de acordo com Patricia Belz, do Aurora Garden:

Gynura

Originária da China, a Gynura é perfeita para o ambiente doméstico, porque prefere ambientes com sobra e luz difusa. A rega deve ser feita 3 vezes por semana, caso contrário ela murchará drasticamente, o que Belz chama de “desmaio”. Por ser um tipo de trepadeira, ela pode ser plantada em vasos, jardineiras e também em vasos pendentes. A poda é necessária para manter o arroxeado das folhas, tão característico.

Ficus Elastica Burgundy

As folhas, superescuras, possuem uma textura que, de longe, lembram recortes de couro. Demandam luminosidade abundante e difusa — o ideal é colocála próximo à janela. Quanto à rega, deve ser feita 3x por semana, até que a água saia pelos furinhos embaixo do vaso. O uso do adubo NPK 10-10-10 é recomendado uma vez ao mês.

Alocasia black velvet

Com folhas grandes, arredondadas e muito escuras, a planta conta com nervuras que fazem um contraste exuberante. Proveniente da Indonésia, a Alocasia pode ficar dentro ou fora de casa, desde que com luz indireta e rega frequente, de 2 a 3 vezes por semana. O ideal é que a terra esteja sempre úmida.

Orquídea ludísia

A Orquídea Ludísia é também chamada de “orquídea-pipoca”, por conta de suas pequenas flores em tons de branco. Mas mesmo quando não está florida, como é o caso na foto, continuam lindas. A planta demanda luz indireta e rega 3x por semana. Para ajudar na floração, Belz recomenda o uso de adubo específico para orquídeas.

Peperomia caperata schumi red

Fáceis de cuidar, as famosas peperômias nunca saem de moda! Demandam boa iluminação natural indireta e rega de 2 a 3 vezes por semana, dependendo da umidade. Quando a planta está com falta de água, ela também pode desmaiar, além de soltar suas folhas.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!