10 plantas “da moda” para atualizar a casa e o jardim para a primavera

HAUS
14/09/2018 22:00
Thumbnail

Foto: Pxhere

A estação mais amada pelos loucos por plantas está chegando e não é à toa que a primavera encanta até os mais desatentos à beleza e ao colorido das espécies que dão as boas-vindas ao calor no último trimestre do ano.
Depois de ‘adormecidas’ durante os meses de frio, é na primavera que as plantas se desenvolvem melhor, ficando mais viçosas e verdejantes. “No inverno as plantas se recolhem e não brotam. Já na primavera, todas [entram em um novo ciclo] de brotação [e floração], começam a ganhar folhas novas e a se desenvolver”, explica Patrícia Casagrande, paisagista da Casagrande Flores e Jardins.
Assim, os dias que antecedem a chegada da estação, no próximo 22 de setembro, são ideais para atualizar os vasos e o jardim ou adquirir novas espécies para fazer das plantas aliadas para decorar e trazer conforto e aconchego à casa.
“A grande tendência é trabalhar com cores e plantas que não precisam de tanta manutenção ou substituição. Cada vez mais, as folhagens que trazem folhas coloridas, com tons de amarelo ou bordô [têm atraído os clientes]”, explica Patrícia.  
Para te ajudar nesta tarefa, HAUS conversou com três profissionais do ramo da jardinagem que destacaram flores e folhagens ‘da moda’ para a estação. São eles: o florista André Luis de Moraes, da Esal Flores, e o casal Selma e Sérgio Espanhol, proprietários da Espaço Verde, além da paisagista Patrícia. Confira a seleção que traz sugestões de plantas tanto para o cultivo em ambientes internos quanto externos.

Costela de adão

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons
Planta que é uma das ‘caras’ da tendência urban jungle, a costela de adão continuará em alta na primavera. Com folhas grandes e perfuradas em tom de verde, ela vai bem dentro de casa ou do apartamento, em vasos, e também no jardim.

Rosa do deserto

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons
Com floração principalmente na primavera, a rosa do deserto tem caído nas graças de quem gosta de apreciar o colorido das flores e aparece como tendência para a estação. Necessitando de pouca rega, ela demanda muita luz natural, o que faz com que, mesmo em vasos, seu cultivo seja mais indicado para ambientes externos.

Thunbergia

Thunbergia. Foto: Pixabay
Thunbergia. Foto: Pixabay
Planta da família das trepadeiras, a thunbergia é uma das opções para decorar pérgolas, treliças e divisórias de jardim. Com desenvolvimento rápido, ela floresce na primavera e tem pétalas delicadas em tons de azul.

Maranta

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons
Com grande variedade de padrões, riscados ou ‘manchados’, as marantas podem apresentar folhas largas ou estreitas que mesclam diferentes tonalidades de verde com ‘rajados’ que puxam para o branco, vermelho e bordô. Como não precisam de muito sol, são indicadas para o cultivo em vaso em ambientes internos, na sombra ou meia-sombra.

Beijo japonês

Foto: Heloiza Rodrigues/A Prima Plantarum
Foto: Heloiza Rodrigues/A Prima Plantarum
Uma das flores mais tradicionais da primavera, o beijo japonês segue entre as mais procuradas nas casas de jardinagem para a estação. Planta de meia-sombra, ela se desenvolve bem em jardins pouco ensolarados e tem na diversidade de cores de suas flores um de seus destaques. Com estética semelhante, a variedade sunpatiens da planta tem flores maiores e arbusto mais alto, sendo outra opção para colorir o jardim.

Yuca

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons
Também para o cultivo em ambientes internos, a Yuca tem atraído a atenção de quem busca nas plantas fontes de energia para o ambiente doméstico. Isso porque suas folhas, firmes e pontudas, crescem voltadas para o alto e tem estrutura mais ‘contida’, não ocupando muito espaço.

Petúnia

Foto: Pxhere
Foto: Pxhere
Disponíveis em diversas tonalidades, as petúnias são outro clássico da primavera e mantêm sua majestade entre as pessoas que não dispensam o colorido das flores na estação. Com estrutura pendente, seu cultivo é indicado em floreiras e vasos suspensos, sempre instalados em ambientes externos, uma vez que elas precisam do sol para florescer.

Buganvília

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay
Também conhecida como primavera, a planta é outra tradicional opção para quem deseja decorar pérgolas e estruturas em madeira ou ferro para ornamentar o jardim. Na estação, ela atinge o ápice de sua florada, com flores em tons de vermelho, rosa, branco ou lilás.

Suculentas

Foto: Pxhere
Foto: Pxhere
Queridinhas dos plant lovers, as suculentas continuam em alta na primavera. Na estação, suas folhas ganham tonalidades mais coloridas (em tons de rosa, cinza e verde) e viçosas, o que faz com que se possa brincar com a composição delas. Algumas espécies ainda florescem na primavera, trazendo um colorido delicado aos vasos.

Begônia

Foto: Pxhere
Foto: Pxhere
Resistentes à falta d’água, as begônias precisam de sol para florir, o que faz com que sejam mais indicadas para os ambientes externos, seja em vasos ou diretamente no jardim. Assim como o beijo japonês, ela também conta com variedade conhecida como big begônia, que é mais resistente e atinge uma altura de cerca de 30 cm, contra a média de 15 cm a 20 cm de sua ‘irmã menor’.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!