Plantas para melhorar o astral da casa

Daniela Piva
25/12/2015 00:00
Thumbnail

O liríope verde compõe a estante. De médio porte, a folhagem pode atingir até 45 cm de comprimento. O projeto é do arquiteto Ivan Wodzinsky

Luz
Segundo o o paisagista Erico Zoller, é preciso escolher para dentro de casa plantas que se adequem à luminosidade do local. As de sombra ou meia-sombra, por exemplo, são boas para espaços fechados, pois seu desenvolvimento não é afetado com a privação total ou parcial de luz solar. Plantas de pequeno porte, como lírio da paz, musgo e lança de São Jorge são ótimas aliadas para quem deseja dar um toque verde à morada. “Elas precisam apenas de 4 a 6 horas por dia de luz difusa, sem sol ou claridade direta”, explica a engenheira agrônoma e paisagista Ana Augusta Lupion. Quem dispõe de áreas maiores pode optar por palmeira-ráfia ou pata de elefante.
Lugar certo
Você pode ter plantas em floreiras ou em um jardim interno, mas o vaso é o jeito mais fácil. “Ele deve ser compatível às necessidades fisiológicas e ao porte. O volume do vaso é que delimitará a quantia de substrato que oferecemos à planta”, explica Zoller. Espécies de estatura média devem ser colocadas em áreas com profundidade considerável e, quanto maior o vaso, mais furos ele precisa ter, para que haja uma boa drenagem.
Rega
A rega deve ser semanal e suficiente para encharcar a terra, assim as raízes não apodrecem. Uma boa medida é molhar quando sentir o substrato (composto que substitui a terra em áreas internas) seco e parar quando começar a pingar no prato. Dá também para borrifar as folhas.
Limpeza
Podas de limpeza e adubação adequada, de acordo com a espécie, devem fazer parte da manutenção. As partes secas da planta precisam ser retiradas, segundo Ana Lupion, mas, caso tenham sido acometidas por pragas, o melhor é procurar a ajuda de um profissional. Em casos simples é possível usar soluções caseiras, com álcool e água, para passar em folhas com pulgões. Mas algumas doenças devem ser tratadas com medicamentos que só podem ser receitados por profissionais e é desaconselhado o uso de herbicidas dentro de residências.
Cuidado
Quem tem crianças e animais precisa cuidar ao escolher as espécies, pois algumas são tóxicas. “Babosa, lírio, copo de leite, hortênsia e azaléia são proibidas para quem tem animal em casa”, instrui Zoller. Buxinho, comigo-ninguém-pode e dedaleira são venenosas. Cuidado também com plantas com espinhos e folhas pontudas.
Serviço

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!