Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado
O robô Hexa leva uma suculenta "na cabeça" para tomar sol e avisa quando é preciso molhá-la. Imagens: Reprodução  / Vincross
O robô Hexa leva uma suculenta "na cabeça" para tomar sol e avisa quando é preciso molhá-la. Imagens: Reprodução / Vincross | Foto:

A “loucura” geral por suculentas tem feito aumentar a produção das plantinhas, as fotos dessas no Instagram e impulsiona até mesmo as mentes de engenheiros ligados à tecnologia.  É o caso do chinês Sun Tianqi, especialista em robôs e fundador da da empresa de robótica Vincross. Ele acaba de mostrar ao mundo uma versão modificada do robô Hexa capaz de carregar uma suculenta “nas costas” para um área ensolarada, garantindo a saúde da planta.

>>> Google lança aplicativo que aposenta a fita métrica convencional

Esse robô (fofo!) em forma de aranha “persegue” o sol para cuidar da sua suculenta

E agora a parte mais fofa: mais do que um guia para a luz do sol, o Hexa avisa o “seu humano” quando a suculenta precisa de água fazendo uma dancinha.

 

Esse robô (fofo!) em forma de aranha “persegue” o sol para cuidar da sua suculenta

 

Ao site Digital Trends, Tianqi disse que “com este pequeno projeto curioso que é parte de instalação de arte, parte do laboratório de robótica, minha esperança é nos lembrar que os seres humanos têm constantemente usado a tecnologia para quebrar as limitações da natureza ao longo dos últimos milhões de anos.”

>>> Berçário de suculentas: todos os segredos para montar o seu

Esse robô (fofo!) em forma de aranha “persegue” o sol para cuidar da sua suculenta

O empresário contou que o projeto nasceu a partir da morte prematura de um girassol, que precisava apenas mover-se alguns centímetros por dia para pegar mais sol.  “O girassol morreu por causa de sua limitação por natureza. Enquanto isso, nós humanos usamos tecnologia o tempo todo para quebrar nossas limitações naturais. A planta não pode andar pela natureza, mas pode andar com tecnologia”, resumiu.

Esse robô (fofo!) em forma de aranha “persegue” o sol para cuidar da sua suculenta

O Hexa é um robô programável, parecido com uma aranha ou um caranguejo, que é ao mesmo tempo amigável e robusto. A versão adaptada para as suculentas não estará disponível para venda, mas Tianqi estuda colocar o modelo no mercado. A versão básica do Hexa (sem entrega para o Brasil) custa 949 dólares (cerca de R$ 3.665).

LEIA TAMBÉM

Nova tinta criada pela Disney permitirá ligar a tevê ou “comandar” a casa com um toque na parede

Aprenda a montar um terrário de suculentas

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]