Saiba como cuidar do jardim da casa de praia

Daliane Nogueira
03/11/2011 02:36
Thumbnail

No jardim de uma casa em Guaratuba, projetado pelo paisagista Guto Cicarino, árvores, arbustos e flores | GAZETA

Sombra e ambiente fresco são essenciais durante uma temporada na praia. E se há um elemento que contribui para essa combinação é um jardim impecável. Quem tem casa no litoral precisa usar o mês de novembro para dispensar uma atenção extra às plantas. Há cuidados que precisam ser tomados agora para garantir plenitude durante o verão.
Fazer a adubação e manter o jardim irrigado, em caso de estiagem, são as recomendações de Marcelo Mendes, da Belvedere Plantas. O passo a passo para preparar o jardim inclui uma calagem, aplicação de calcário de acordo com o grau de acidez do terreno. “Usa-se em média entre 200 e 300 gramas por metro quadrado”, aponta o paisagista Marcelo Bentz, da Aldeia das Flores, em Guaratuba. Depois é preciso aplicar fertilizantes e o mais indicado é uma combinação de fósforo, potássio e nitrogênio (NPK). “A concentração de cada nutriente pode variar de acordo com as condições do jardim. Nesse caso, o melhor é pedir ajuda especializada”, diz. Esse processo precisa ser feito ao menos três vezes ao ano, com mais intensidade nesse período pré-verão.
Se a casa ainda não tem jardim, é tempo de providenciá-lo. Talvez não esteja perfeitamente florido e robusto para o verão 2012, mas já garantirá um colorido novo. A primeira providência é avaliar o terreno. Se houver excesso de areia é preciso trocar o solo por terra de jardim, para que a grama, ou outra forração escolhida, desenvolva-se bem. “Poucas plantas gostam de areia. Na praia somente o coqueiro ou a vegetação de restinga (característica da beira-mar) sobrevivem com essa condição”, diz o paisagista Guto Cicarino.
Mas há outra inimiga das plantas no litoral: a maresia. “A salinidade prejudica as folhas das plantas que não são adaptáveis ao clima litorâneo, deixando um aspecto queimado e impedindo que ela atinja plena beleza”, afirma Mendes.
Espécies para o nosso litoral
Um detalhe que deve também ser pensado ao planejar o paisagismo da casa na praia é de implantar espécies compradas no litoral ou em outras regiões mais quentes. “Para o litoral do Paraná e de Santa Catarina, um importante polo produtor é Joinville, com espécies bem adaptadas às condições climáticas de chuvas intensas no verão, frio no inverno e vento em todas as estações”, diz Guto Cicarino.
A seguir algumas plantas indicadas para o litoral:
Forrações
Grama-esmeralda (Zoysia japonica)
Grama-são-carlos (Axonopus compressus)
Árvores e palmeiras
Palmeira Veitchia (Veitchia Merrilli)
Chapéu de sol (Terminalia catappa)
Arbustos
Bromélia imperial (Alcantarea imperialis)
Ixora (Ixora sp.)
Flores
Érica (Cuphea gracilis)
Espirradeira (Nerium oleander)
Serviço:
Ana Augusta Lupion, fone (41) 3232-0859. Guto Cicarino, fone (41) 3232-6320. Aldeia das Flores, fone (41) 3443-1618. Belvedere Plantas, fone (41) 3343-3640.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!