Paisagismo

Paisagismo e Jardinagem

Vai viajar? Saiba como deixar suas plantas saudáveis enquanto estiver fora

HAUS
21/12/2018 13:20
Thumbnail
O período de férias é crítico para quem tem plantas em casa. Como fazê-las sobreviver sem as regas na hora certa, mudanças de posição e aquela atenção especial? Algumas dicas simples poderão ajudar nesta missão. Confira!

Conheça os hábitos de regas de cada espécie que você cultiva

Elas precisam de muita ou pouca água? Gostam de muito ou pouco sol? Com esse dado será mais fácil planejar uma forma de garantir que a planta sobreviva às suas férias. Procure não alterar o local onde a planta está habituada para não interferir em mais um aspecto.

Nunca encharque o vaso

Na tentativa de compensar os dias sem água, você poderá causar o apodrecimento das raízes, matando a planta. Afinal, as plantas só absorvem a quantidade de água necessária e a sobra ficará acumulada no fundo do vaso.

Para vasos pequenos, uma boa sugestão é a rega por capilaridade

Você precisará de uma vasilha de água e alguns barbantes. Coloque uma ponta do barbante dentro do recipiente e a outra ponta no vaso que deseja aguar. Por capilaridade, a água vai naturalmente do recipiente até o vaso. Não se esqueça de colocar tampa na vasilha para evitar que ela se torne um foco perfeito para a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito da dengue. O mesmo princípio de capilaridade é usado nos vasos auto-irrigáveis, que estão disponíveis em floriculturas ou mesmo em supermercados por preços acessíveis.
Modelo de vaso autoirrigável: em um compartimento vedado armazena-se água que será utilizada conforme a necessidade da planta.
Modelo de vaso autoirrigável: em um compartimento vedado armazena-se água que será utilizada conforme a necessidade da planta.

Use um sistema de gotejamento com garrafa pet

Será necessário fazer um pequeno furo na tampa, encher a garrafa de água e enterrar parte dela no vaso de cabeça para baixo. Para tirar a pressão é preciso fazer outro furo na parte superior da garrafa. A terra não vai deixar que a água saia toda de uma vez e a planta ficará úmida na medida certa.
Uma solução mais sofisticada é o uso de gotejadores fabricados para esse fim e facilmente encontrados em lojas de jardinagem. São garrafas plásticas com dosador na ponta. Lembre-se de testar o sistema pelo menos uma semana antes da viagem, para se certificar de que ficará tudo bem.

Lembre-se: nada de água no pratinho

Um erro muito comum e extremamente perigoso em tempos de combate ao mosquito Aedes aegypti é deixar água no pratinho que fica sob o vaso. Além de não ajudar a planta a se manter saudável durante os dias de ausência (pois o líquido vai apenas umidificar o fundo do recipiente sem suprir de fato a necessidade de irrigação), a prática cria um ambiente propício para a reprodução dos mosquitos.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!