Saiba como ter uma floreira bonita em sacadas e beirais

Camila Neves*
07/03/2017 10:55
Thumbnail

Floreiras dão um toque especial a varandas e janelas. Foto: Free Images

Ter um ambiente florido não é privilégio de quem mora em uma casa grande, tem jardim ou quintal. A opção é ter uma floreira na sacada ou beiral da janela. Segundo Guilherme Cândido, sócio da Aquarela Jardins, é possível que as flores e plantas se desenvolvam com sucesso nestes pequenos espaços seguindo algumas dicas:
Floreiras dão um toque especial a varandas e janelas. Crédito: Free Images
Floreiras dão um toque especial a varandas e janelas. Crédito: Free Images

Recipiente

Para quem procura praticidade, o mais indicado são as floreiras de plástico. O material é leve – podendo ser colocado tanto no beiral da janela, quanto na sacada – resistente ao tempo, mantém a temperatura agradável para as plantas, além de ser mais barato.
Outra alternativa são os recipientes de cerâmica, que, por serem mais porosos, facilitam a troca direta de ar e água entre a planta e o meio ambiente.
As floreiras devem ter entre 20 a 25 cm de altura para que a planta possa crescer adequadamente.
Espécies que dão um colorido especial são ideais para a janela.<br>Foto: Freeimages
Espécies que dão um colorido especial são ideais para a janela.<br>Foto: Freeimages

Plantio

Nas floreiras, o indicado é fazer uma base com 5 cm de argila expandida e depois colocar a manta geodrenante, subindo um pouco nas laterais do recipiente, para auxiliar na drenagem da água. Sobre essa camada é colocada a terra preparada com adubo, que ajuda no crescimento inicial da muda. Aí é só abrir as covas e aplicar as mudas.

Escolha das flores

Para beiral de janelas e varandas a sugestão são as plantas pendentes, como gerânio pendente e begônia. “Esse tipo de planta dá um efeito bonito, crescendo para baixo e caindo para fora da floreira”, explica.
Para as floreiras de chão, a petúnia e o crisântemo garantem cor e perfume ao ambiente, durante o ano todo. Quanto à mistura de diferentes espécies, é preciso tomar certas precauções. “Neste caso é melhor escolher plantas que exijam cuidados semelhantes, como a mesma quantidade de água e luz”, afirma. “Ainda assim, existem elementos químicos das raízes que não combinam entre si, ou plantas que crescem mais rápido que as outras e acabam dominando o espaço”, finaliza.
Flores colorem a vista do apartamento. Crédito: Free Images
Flores colorem a vista do apartamento. Crédito: Free Images

Manutenção

O ideal é que as floreiras estejam em lugar que conte com uma média de duas horas de sol direto, ou pelo menos tenham boa iluminação.
A rega deve ser feita pela manhã, ou no final da tarde, quando as plantas tem uma melhor absorção da água.
A cada dois meses é recomendável a adubação orgânica, com húmus de minhoca ou farinha de osso e também é indicado tirar os matinhos que apareçam eventualmente, pois sugam os nutrientes que deveriam ir para as plantas.
*especial para a Gazeta do Povo

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!