Salvação da horta: aplicativo identifica o que está errado com as plantas

HAUS
13/10/2016 22:52
Thumbnail

Sugestão da floricultura Flor do Dia, com mudas de manjericão em vasos individuais

A salvação das hortas caseiras foi anunciada! Sabe quando a sua plantinha começa a adoecer e não fica claro o que está causando o problema?
Com essa dificuldade em mente, pesquisadores alemães desenvolveram um aplicativo que, a partir de uma única foto da planta na sua casa, identifica as doenças que atacam as hortaliças e que oferece diferentes opções de tratamento convencional e orgânico.
Batizado de Plantix, o aplicativo que possibilita o diagnóstico rápido e a distância de patologias que atacam hortaliças e frutas surge também como ferramenta para ajudar pequenos agricultores a lidarem com pragas e possíveis danos financeiros, como garante Korbinian Hartberger, um dos idealizadores do projeto.
O funcionamento é simples: o usuário escolhe inicialmente a cultura que está com o problema. Depois, faz uma fotografia da planta e a imagem é enviada ao servidor do Plantix, passando por uma análise baseada em informações do banco de dados.
Há três opções de reposta: a doença foi identificada com certeza, a identificação não pode determinar exatamente quais das seguintes patologias atacam a planta, ou essa doença ainda não está catalogada no aplicativo. O aplicativo sugere então possíveis tratamentos.
As imagens enviadas ao servidor ajudam ainda outros usuários, pois com um banco de dados maior, os diagnósticos ficam cada vez mais precisos, e novas doenças podem ser incorporadas ao aplicativo.
Floreiras uma pequena horta.<br>Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo
Floreiras uma pequena horta.<br>Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo
A ideia nasceu aqui no Brasil, quando a equipe de pesquisadores se debruçava sobre outro tema em estados como Mato Grosso e Pará.
“Quando a equipe da área de ciências naturais recolhia amostras de chão para análise de carbono, os produtores sempre diziam que era interessante, mas pediam ao pessoal que olhasse as plantas com problemas, pois eles queriam saber qual era a doença e o melhor tratamento”, conta Hartberger em entrevista à Deutsche Welle.
A primeira versão do aplicativo já listou 175 patologias, mas ainda não está disponível para o Brasil. Os pesquisadores ainda recolhem imagens de doenças comuns por aqui em áreas do Mato Grosso, Santa Catarina e São Paulo.
Disponível somente em inglês e alemão, ele deve ser lançado até abril de 2017 por essas bandas nas versões Android e iOS.
Horta zen para até 15 espécies diferentes, com sistema de autoirrigação. Foto: Divulgação
Horta zen para até 15 espécies diferentes, com sistema de autoirrigação. Foto: Divulgação

LEIA TAMBÉM

8 banheiros incríveis pelo mundo que valem a viagem

Empresa colombiana desenvolve tijolo a partir de plástico

Crise afeta agenda do maior festival de design do Paraná

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!