São Paulo inaugura primeira horta subterrânea do país

Uma das mais movimentadas avenidas da capital paulista, a Faria Lima abriga a horta no subsolo do Edifício Pátio Victor Malzoni

O projeto inédito no Brasil aproveita os resíduos orgânicos gerados no próprio prédio, que são transformados em adubo por um sistema de compostagem instalado no local. Fotos: Paulo Pampolin/Divulgação

por HAUS

27/06/2016

compartilhe

São Paulo acaba de inaugurar a primeira horta subterrânea do país. Localizada em plena Avenida Faria Lima, uma das mais movimentadas da capital paulista, no subsolo do Edifício Pátio Victor Malzoni, a horta aproveita os resíduos orgânicos gerados no próprio prédio, que são transformados em adubo por um sistema de compostagem instalado no local.

horta-subterranea-sp-8

Edifício Pátio Victor Malzoni abriga a primeira horta subterrânea do Brasil. Foto: Divulgação

horta-subterranea-sp-7

Fotos: Paulo Pampolin/Divulgação

A iniciativa, que só encontra paralelo em projetos de Londres e Tóquio, faz parte do programa EcoMalzoni de gerenciamento de resíduos, que visa diminuir desperdícios e aumentar a conscientização e o envolvimento dos usuários do condomínio para a questão da reciclagem e da sustentabilidade.

horta-subterranea-sp-2

Fotos: Paulo Pampolin/Divulgação

“Temos três restaurantes funcionando no prédio, o que acaba gerando uma grande quantidade de lixo orgânico. A compostagem foi a solução encontrada para aproveitar esse resíduo”, explica Flávio Engel, gerente de operações prediais da CBRE, administradora do condomínio.

A falta do sol no subsolo do prédio é compensada por lâmpadas de LED especiais, de cor azulada, que não emitem calor, mas ajudam na fotossíntese e possuem efeito semelhante à luz do dia. A irrigação é feita por um sistema automático instalado em cada caixote de tempero, além de diariamente um funcionário efetuar a limpeza e borrifar manualmente os condimentos.

horta-subterranea-sp-1

Fotos: Paulo Pampolin/Divulgação

Inicialmente a horta produz temperos, como hortelã, manjericão, alface, alecrim e tomilho. Depois de colhidos, algumas mudas serão mantidas em um mini expositor refrigerado, semelhante a uma geladeira, onde ficarão disponíveis para usuários e chefes dos três restaurantes do Pátio Victor Malzoni.

horta-subterranea-sp-6

Fotos: Paulo Pampolin/Divulgação

LEIA TAMBÉM

>>> Obra de Christo em que é possível andar sobre a água ficará fechada

>>> Espante o frio com aquecedor de argila que dispensa energia elétrica

>>> Prepare sua casa para a festa de São João com nossas 12 dicas de decoração

 

 

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você