São Paulo inaugura primeira horta subterrânea do país

HAUS
27/06/2016 13:53
Thumbnail

O projeto inédito no Brasil aproveita os resíduos orgânicos gerados no próprio prédio, que são transformados em adubo por um sistema de compostagem instalado no local. Fotos: Paulo Pampolin/Divulgação

São Paulo acaba de inaugurar a primeira horta subterrânea do país. Localizada em plena Avenida Faria Lima, uma das mais movimentadas da capital paulista, no subsolo do Edifício Pátio Victor Malzoni, a horta aproveita os resíduos orgânicos gerados no próprio prédio, que são transformados em adubo por um sistema de compostagem instalado no local.
A iniciativa, que só encontra paralelo em projetos de Londres e Tóquio, faz parte do programa EcoMalzoni de gerenciamento de resíduos, que visa diminuir desperdícios e aumentar a conscientização e o envolvimento dos usuários do condomínio para a questão da reciclagem e da sustentabilidade.
“Temos três restaurantes funcionando no prédio, o que acaba gerando uma grande quantidade de lixo orgânico. A compostagem foi a solução encontrada para aproveitar esse resíduo”, explica Flávio Engel, gerente de operações prediais da CBRE, administradora do condomínio.
A falta do sol no subsolo do prédio é compensada por lâmpadas de LED especiais, de cor azulada, que não emitem calor, mas ajudam na fotossíntese e possuem efeito semelhante à luz do dia. A irrigação é feita por um sistema automático instalado em cada caixote de tempero, além de diariamente um funcionário efetuar a limpeza e borrifar manualmente os condimentos.
Inicialmente a horta produz temperos, como hortelã, manjericão, alface, alecrim e tomilho. Depois de colhidos, algumas mudas serão mantidas em um mini expositor refrigerado, semelhante a uma geladeira, onde ficarão disponíveis para usuários e chefes dos três restaurantes do Pátio Victor Malzoni.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!