Pais e mães de plantas

Paisagismo e Jardinagem

Descubra o segredo para ter suculentas coloridas

Luan Galani
05/05/2021 19:45
Thumbnail

Suculenta colorida com matizes de amarelo e rosa. | Reprodução/YouTube/Um botânico no apartamento

Você sabia que a sua suculenta não precisa ser necessariamente verde? Atendendo algumas condições, as suculentas podem adquirir tons alaranjados, avermelhados, arroxeados ou até azulados. Em fotos nas redes sociais pode parecer que foram manipuladas, mas acredite: existe, sim, uma forma fácil de deixar a suculenta colorida.
Segundo o botânico Samuel de Melo Reis Gonçalves, do canal do YouTube ‘Um botânico no apartamento’, com mestrado e doutorado na área, alguns tipos de suculentas podem ficar naturalmente coloridas quando submetidas a algumas situações de estresse, como excesso de exposição ao sol, falta de água, temperaturas menores do ambiente (frio), e pouca ou nenhuma adubação.
"É possível garantir as cores das suculentas apenas com esses estresses. Porém, caso você não tenha a maioria das condições de cultivo, existe uma ajuda química. Afinal, às vezes o sol não está tão forte, as chuvas estão abundantes e as temperaturas estão muito altas", pondera o especialista.
"Para favorecer a produção e a manutenção das antocianinas [substâncias das plantas que provocam essa coloração diferente], vários estudos provaram que existe um elemento químico muito importante no metabolismo dessas substâncias que geram essa beleza espetacular", revela o botânico, que inclusive escreveu um ebook gratuito com diversas dicas sobre o tema. "Esse elemento é o magnésio."
E é super fácil de encontrar, até mesmo em farmácias, como sulfato de magnésio, sal amargo, sal de Epsom ou purgativo salino. "Esse produto super barato e acessível é uma excelente ajuda química para as plantas suculentas ficarem ainda mais coloridas. Isso porque o magnésio aumenta a produção e a durabilidade das antocianinas dentro das células vegetais, ou seja, faz com que mais cor seja produzida e que essa cor dure mais tempo", explica Gonçalves.
É só misturar meia colher de café de sal amargo em um litro de água. Depois, colocar em um borrifador e espalhar abundantemente pelas folhas das suculentas, que irão absorver o magnésio. Faça isso apenas uma vez por mês, de preferência no final da tarde ou início da noite.
O efeito demora até três meses para aparecer, e vai ficar mais visível apenas nas novas folhas.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!