Seis projetos de áreas externas com diferentes dimensões para ter uma casa com cara de férias

Stephanie D’Ornelas*
21/12/2017 09:30
Thumbnail

Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo

Varanda, quintal, sacada, jardim. Todos esses ambientes inspiram os melhores cuidados para aproveitar o melhor do verão. Organizar, incluir novos itens de decoração, caprichar no paisagismo. A seguir você conhece seis projetos de diferentes dimensões que são um oásis urbano.

Spa no quintal

Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo
Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo
Se Curitiba não tem praia, a atmosfera praiana vem até Curitiba. A residência de Juliana e Fábio Menengoti pode até ficar longe do mar, mas o clima da área externa faz jus a qualquer casa litorânea. O ambiente de lazer foi projetado para garantir o conforto do casal e a diversão e segurança de Nicholas, filho de quatro anos. O projeto, assinado pela arquiteta Sabrina Becker, conta com uma piscina dividida em níveis. O mais raso é reservado para o uso da criança e serve como deck molhado, enquanto o mais fundo funciona como ofurô, com jatos que transformam o espaço em um verdadeiro spa particular.
A integração da casa com a natureza era um item fundamental para a família. Por isso, eles plantaram árvores frutíferas e fizeram uma pequena horta no espaço. A origem desse anseio vem da infância de Juliana, que cresceu em um domicílio em um ambiente rural e quis levar um pouco dessa realidade para o próprio quintal. “Nosso objetivo era unir o conforto às plantas”, conta. A cozinha é voltada para a área externa para que ela pudesse unir seus dois hobbies: cozinhar e curtir a natureza.
Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo
Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo
Da piscina iluminada ao varal decorativo de lâmpadas, o espaço é preparado para garantir a festa até o anoitecer. “O que a gente mais gosta nesta área da casa é reunir toda a família no final de semana e curtir o ambiente”, revela a proprietária da casa. A área externa é uma das partes mais importantes de uma residência, na opinião de Sabrina. “A prioridade das pessoas é sempre estar em um lugar gostoso, em que haja o apelo da paisagem, do jardim, da iluminação natural. Se você consegue priorizar a área de lazer da casa na área externa, o bem-estar será muito maior do que simplesmente estar fechado dentro de uma caixinha”, diz a arquiteta.

Cores fluviais 

Foto: Mario Bock / Divulgação
Foto: Mario Bock / Divulgação
A cor da piscina da casa da designer de interiores Natália Meyer foge do padrão. Ela própria capitaneou a reforma completa da residência situada em São Paulo em conjunto com sua sócia, a arquiteta Danielle Cortez. “Colocamos uma pedra verde na piscina que dá um efeito de água de rio, de quando você vai em uma cachoeira. Fica um tom esverdeado, não é aquele azul mais comum”, conta Natália. Os elementos naturais, como a pedra Hijau que reveste a piscina, são o forte do projeto. Tijolo, linho, fibra, madeira e a grande quantidade de verde fazem da moradia um refúgio em meio à cidade. Essa era a intenção da dupla, responsável pelo escritório MeyerCortez Arquitetura & Design: criar uma ilha de paz e tranquilidade alinhada ao design contemporâneo.
Além da área da piscina, o amplo ambiente externo inclui varanda com spa, academia e espaço gourmet. Neste, as peças coloridas são destaque na decoração, diferenciando-se da parte interna do imóvel, mais sóbria. “Queríamos fazer uma área descontraída e alegre para receber os amigos. Usamos madeira de demolição para dar um ar rústico, cores e azulejos estampados”, explica a designer.
Foto: Mario Bock / Divulgação
Foto: Mario Bock / Divulgação
Um pomar na lateral da casa fornece diversas frutas, como acerola, limão, pitanga, amora e jabuticaba, além da horta com temperos e morangos. Natália destaca o cuida do necessário para a escolha da mobília externa. “Na praia você tem que ficar ligado na maresia. Na cidade não tem essa preocupação, mas você tem que considerar sempre materiais que são específicos para a área externa, que possam tomar chuva e sol. A madeira tem que ser tratada, o tecido deve ser próprio”, alerta.

Lounge à céu aberto

Foto: Marcelo Stammer/Divulgação
Foto: Marcelo Stammer/Divulgação
O tom esverdeado dos rios também está presente na piscina feita com pedras naturais desta residência em Curitiba. Os arquitetos Sérgio Valliatti Jr. e Luciana Patrão, responsáveis pelo projeto, criaram um cenário orgânico que se relaciona com o bosque do entorno. O banco em concreto aparente inserido no deck funciona como um lounge que conecta a área gourmet, formada por uma churrasqueira aberta na varanda, com o ambiente da piscina. “Ele [o banco] serve como uma ponte entre os dois ambientes, e cria uma só área de convívio”, explica Valliatti.
Foto: Marcelo Stammer/Divulgação
Foto: Marcelo Stammer/Divulgação
O arquiteto acredita que a área aberta da casa tem relação direta com a qualidade de vida dos moradores. Valliatti defende que mesmo casas e apartamentos com áreas externas menores podem propiciar uma relação mais próxima do morador com a natureza, ainda que seja por detalhes nos muros, como paredes verdes ou vasos. “Minha dica é sempre colocar a vegetação próxima ao muro. Se você não tiver muito espaço, pode usar uma trepadeira; se tiver mais, pode usar uma vegetação escalonada, com alguma planta mais alta no fundo, um arbusto baixo na frente”, sugere.

Floresta vertical

Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
O muro verde traz o clima tropical para este projeto que lembra uma sala de estar ao ar livre. Como a residência não tinha uma área ampla com gramado, a equipe do escritório Artd3 Arquitetura & D3sign reservou o nível vertical para a natureza. “Colocar a vegetação ali fez com que não ficasse um muro agressivo, aquele só pintado, sem vida”, explica a arquiteta Karina Kawano, que assina o projeto junto à designer de interiores Denise Maruishi. O jardim vertical é uma boa opção para embelezar as paredes amplas, na opinião de Karina.
A arquiteta recomenda que a vegetação escolhida para o muro não exija muita manutenção, e não seja frágil. Além disso, é preciso preparar um sistema de irrigação para não depender apenas da chuva. “Às vezes, uma só espécie para um grande muro cria um cenário monótono, então é preciso saber trabalhar com os tipos de plantas para fazer uma composição bonita”, salienta.
Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Neste projeto, as escolhidas foram samambaias, aspargos, dólar e trapoeraba-roxa, dispostos em 600 vasos. O deck sobre o piso espinha de peixe e as fontes revestidas com porcelanato dão jeito de casa de veraneio para o imóvel localizado em Curitiba. “Não precisa estar necessariamente na praia, você está olhando para o verde, para a água, pega sol, está confortável. Antigamente as áreas externas não eram tão confortáveis, não tinham esse acolhimento que a tecnologia permite hoje”, diz a arquiteta. O mobiliário escolhido para o spa inclui sofás de tecido impermeável, que levam o mesmo conforto do interior ao exterior residencial.

Varanda Gourmet

Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Não é preciso uma área muito grande para a elaboração de um espaço aberto agradável. Esta varanda, transformada em espaço gourmet pelas arquitetas Luciana Olesko e Maria Fernanda Lorusso, do escritório Olesko e Lorusso Arquitetura e Interiores, é um bom exemplo disso. A dica para espaços pequenos é ter cuidado com a dimensão dos móveis escolhidos. “Não é indicado colocar móveis muito grandes e depois não ter uma boa circulação”, lembra Maria Fernanda.
Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Neste projeto, o casal de clientes queria levar uma atmosfera praiana para a área de lazer em que recebem os amigos quase todas as sextas-feiras. Maria Fernanda explica que o objetivo foi alcançado com o uso de tons claros, móveis em madeira natural e detalhes em azul marinho na decoração. A arquiteta defende a importância da área externa independentemente da dimensão da residência. “Todo mundo sonha em ter um cantinho que você consiga chegar em casa e se desligar da correria. A vida urbana hoje pede isso”.

Cobertura zen

Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo
Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo
A arquiteta Christiane Freitas Santos sonhava com uma casa nas alturas. O desejo foi concretizado com a criação de um jardim funcional digno de residência térrea na cobertura do duplex em que vive com a família. Todas as paredes e pisos da área foram forrados com madeira tratada com um óleo especial para assegurar a durabilidade e cor. A maioria das plantas que compõem o paisagismo são baixas — como buchinho, costela-de-adão, clúsia, murta e fórmio —, com algumas que podem chegar até dois metros, como jabuticabeiras e palmeiras. “Isso permitiu a composição de um relevo no andar superior e dá a sensação de jardim de casa”, observa Christiane, que é a responsável pelo projeto de interiores do apartamento localizado no bairro Cabral, em Curitiba.
Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo
Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo
Christiane desenvolveu um espaço lúdico para seus filhos, Nina e Theo, na cobertura. “Quando os espaços foram criados pensei nas crianças e nas brincadeiras que poderiam acontecer — e acontecem — nas áreas externas. Há uma cama elástica no jardim de trás que é utilizada quase que diariamente pelas crianças; eles também andam de skate pelos jardins e jogam bola com os amigos”, conta. O cachorro da família, um border collie chamado Bauer, também tem um espaço reservado com grama sintética, que serve como banheiro do pet.
A sensação da família na cobertura verde é a de estar em uma casa dentro de um jardim. A natureza, entretanto, não se restringe à área externa, se espalhando por toda a residência. “O verde é fundamental para qualquer um de nós e valorizamos muito cada uma das folhinhas novas que aparecem. No interior do apartamento também há diversos tipos de plantas e um exaustivo trabalho no projeto de iluminação”, afirma a arquiteta. Para ela, o principal objetivo de ambientes como este é o bem-estar e a criação de espaços de convívio para toda a família e amigos — para o verão e o restante do ano.
Especial para HAUS.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!