Seu apartamento não pega sol? Veja espécies de plantas indicadas

Júlia Rohden*
01/09/2017 15:35
Thumbnail

Algumas espécies resistem bem em situações de pouco sol. Veja quais são as ideais para você ter um lindo jardim interno. Foto: Bigstock.

Tendência na decoração, as plantas trazem mais aconchego e acolhimento ao ambiente. Morar em apartamento sem incidência direta de luz solar não impede um espaço mais verde. “A questão é observar o local, escolher uma área que não atrapalhe a circulação e que receba luminosidade o suficiente para a planta ficar saudável”, comenta a bióloga e paisagista Heloiza Rodrigues. A quantidade de luz necessária varia entre cada espécie. A paisagista garante que as plantas duram um bom tempo em ambientes internos se receberem os cuidados básicos necessários.
São várias as opções de plantas que precisam de menos luz e podem ocupar um cantinho no apartamento. Márcia Carazzai, proprietária da floricultura Agapanthus e membro da Academia Brasileira de Artistas Florais, indica algumas variedades que se adaptam facilmente dentro de casa: Espada de São Jorge, Palmeira Raphys, Palmeira Areca, Palmeira Chamaedora, Calathea, Singônio, Bromélia, Orquídea, Hoya Carnosa, Pacová, Lucky Bamboo e Zamioculcas. “É muito fácil cuidar de plantas, além de ser prazeroso. Elas complementam a decoração e trazem vida e alegria aos moradores e frequentadores do local”, comenta.
“O fato das plantas precisarem de pouca luz não significa que gostem de escuro. Elas precisam da luminosidade para a fotossíntese”, lembra Heloiza Rodrigues. O fornecimento de luz para as plantas de interior pode ser feito de forma artificial, com lâmpadas comuns. Em espaços onde a luminosidade natural é insuficiente, as lâmpadas precisam ficar acesas por, no mínimo, quatro horas por dia.

Cuidados básicos

Além da luminosidade, a ventilação é outro ponto importante. Heloiza Rodrigues comenta que quem fica o dia inteiro fora de casa e mantém as janelas fechadas pode prejudicar as plantas. É necessário pelo menos meia hora de circulação de ar durante o inverno e um pouco mais no verão.
Outro cuidado básico que deve ser mantido com as plantas em ambientes internos é adubação ao menos duas vezes por ano. A adubação deve ser feita sempre com substrato úmido e cuidando para não adubar mais do que o necessário, o que pode acidificar o substrato e levar a planta à morte.
A quantidade correta de água também é fundamental para a vida da planta. A água deve ser espalhada por toda a terra do vaso, não apenas de um lado. A dica de Heloiza Rodrigues é colocar o dedo na terra: se grudar, não é necessário regar. “As plantas morrem mais rápido por excesso do que por falta de água. Se molhar demais, a raiz não respira e a planta apodrece”, explica. Ela lembra que o vaso deve ter um furo de drenagem para escorrer o excesso de líquido.
LEIA TAMBÉM

*Especial para Gazeta do Povo

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!