Tendência

Paisagismo e Jardinagem

“Shower plants” leva conceito do “urban jungle” para dentro do box do chuveiro

Sharon Abdalla
23/06/2021 14:02
Thumbnail

Descubra o que observar para ter plantas dentro do box do banheiro. | Pinterest/Reprodução

Você é louco por plantas e não perde nenhuma oportunidade de acrescentar mais uma a sua coleção? Gosta de cultivar as espécies mas não tem muito espaço em casa para acomodar os vasos? É adepto das tendências e de se aventurar em novas propostas de decoração? Se respondeu sim para uma dessas perguntas, a solução apresentada pelos arquitetos Erika Mello e Renato Andrade, do escritório Andrade & Mello Arquitetura, pode servir também para a sua casa.
Para atender ao desejo de uma cliente que queria ter plantas em seu apartamento de passagem, localizado em São Paulo, eles levaram o jardim vertical para dentro do box do chuveiro, seguindo a proposta do "shower plants".
"Neste projeto, a cliente havia dito que queria plantas e spa. Em um primeiro momento, eram necessidades distintas. Depois, unimos as duas no mesmo lugar, uma vez que ela fica pouco neste apartamento -- mora em Manaus --, ele não tem varanda e o jardim precisava se autossustentar", conta Andrade.
Jardim vertical dentro do box é uma tendência inteligente.
Jardim vertical dentro do box é uma tendência inteligente.
A opção, então, foi pela instalação de um jardim vertical com irrigação e drenagem automatizadas dentro do box, para que o cuidado com as plantas seja mantido mesmo quando a proprietária do imóvel não esteja nele.

Decoração e relaxamento

Para o arquiteto, além de decorar os ambientes, as plantas contribuem para trazer um ar mais intimista, mais relaxante aos espaços, o que, neste projeto, vai de encontro ao desejo pelo clima de spa manifestado pela cliente do escritório.
Outra vantagem, na opinião de Andrade, está na praticidade para o cultivo das espécies. "Na área molhada do box você tem menos problema com drenagem e consegue dar uma 'mangueirada' [com o chuveirinho] nas plantas, como se estivesse no quintal. Então, há essa questão relacionada com as sensações que a presença das plantas trazem, mas também há a voltada à funcionalidade", aponta o arquiteto.
Para quem deseja se aventurar na proposta e levar as plantas para dentro do box, o profissional dá algumas dicas. A primeira delas é prestar atenção ao espaço disponível no box, principalmente para que a água quente e respingos de shampoo, sabonete e outros cosméticos não caiam diretamente sobre as plantas, o que poderá afetar a saúde delas.
Ao furar a parede para a fixação do jardim vertical, de suportes suspensos ou de prateleiras onde os vasos serão apoiados, certifique-se de que não há canos ou passagem de dutos elétricos na área.
Além disso, Andrade não recomenda a solução para banheiros com ventilação forçada, uma vez que as plantas precisam da ventilação natural e também da luminosidade que vem da janela para se desenvolverem bem. Atente, também, para a escolha espécies e prefira as que se desenvolvem melhor em ambientes úmidos e com incidência de luz indireta.
Para montar um "shower plant", também é possível utilizar vasos apoiados no chão. Para isso, lembre-se de usar manta de bidim (própria para jardinagem e encontrada em garden centers e lojas especializadas) e argila expandida no fundo da peça, o que previne que a terra escape pelo furo de drenagem do vaso e suje o chão da área de banho.
"As pessoas estão cada vez mais trazendo plantas para dentro de casa e os apartamentos estão cada vez menores. Colocar plantas no box é mais uma possibilidade, uma alternativa para quem gosta muito de plantas e tem esse espaço a mais dentro [da área de banho]", reforça arquiteto.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!