Mais de 3,5 mil espécies

Paisagismo e Jardinagem

Sítio Burle Marx é listado como Patrimônio Mundial pela Unesco

Agência Efe/Gazeta do Povo
28/07/2021 10:00
Thumbnail
A Unesco decidiu nesta terça-feira (27) incluir o Sítio Burle Marx, localizado em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, na lista do Patrimônio Mundial da entidade. A aprovação da candidatura brasileira se deu na 44ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, realizada na cidade chinesa de Fuzhou, mas de maneira virtual, e se tornou a 23ª inclusão do país na lista.
O Sítio Burle Marx conta com mais de 405 mil metros quadrados de área florestal e uma coleção de mais de 3.500 espécies de plantas tropicais e subtropicais. Além de jardins e viveiros, o local, onde o paisagista Roberto Burle Marx (1909-1994) viveu desde 1973 até sua morte, possui seis lagos e sete edifícios que recebem cerca de 30 mil visitantes por ano.
Sítio Burle Marx tornou-se o 23º local brasileiro listado como Patrimônio da Unesco.
Sítio Burle Marx tornou-se o 23º local brasileiro listado como Patrimônio da Unesco.
A candidatura do Sítio Burle Marx estava pendente desde 2020, quando a Unesco precisou cancelar o encontro anual devido à pandemia da Covid-19. Até então, o Brasil contava com 22 lugares reconhecidos na lista do Patrimônio Mundial. O primeiro a ser incluído foi a cidade de Ouro Preto (MG), em 1980, e os mais recentes a receberem o título foram Paraty e Ilha Grande (RJ), em 2019.
Além de moradia, local funcionava como laboratório do renomado paisagista.
Além de moradia, local funcionava como laboratório do renomado paisagista.
"Além da satisfação de estar listado entre os mais importantes bens culturais do mundo, o reconhecimento também implica uma série de responsabilidades de preservação ambiental", disse Claudia Storino, diretora do Sítio Burle Marx, à Agência Efe.
A declaração de novo Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) aumenta ainda mais "a responsabilidade que já temos de manter, conservar e divulgar esse bem cultural", completou a arquiteta, designer e especialista em preservação de monumentos, que dirige o sítio desde 2012. Claudia acrescentou que a decisão reforça a defesa da instituição na busca por recursos para garantir a manutenção do Sítio Burle Marx.
Mais de 3,5 mil espécies compõem os jardins.
Mais de 3,5 mil espécies compõem os jardins.

Laboratório

A área de 405.325 metros quadrados foi adquirida pelo renomado paisagista brasileiro Roberto Burle Marx em 1949 e transformada em seu jardim botânico particular e em um "laboratório" de experiências em paisagismo que deu origem ao moderno jardim tropical.
Há espécies raras e até listadas como em extinção no Sítio Burle Marx.
Há espécies raras e até listadas como em extinção no Sítio Burle Marx.
Em 1985, ele doou a área ao Estado brasileiro para preservar essa riqueza e criar um centro de disseminação do conhecimento sobre paisagismo e preservação. Entre as mais de 3 mil espécies dos jardins, estão exemplares ameaçadas de extinção ou já desaparecidas em seus países de origem, e muitas raras ou exóticas, além de cinco espelhos d'água e sete estufas sombreadas.
A maior riqueza do local, porém, são os jardins criados pelo paisagista, nos quais ele experimentou variações de cores, confecções, combinações e texturas com as diferentes plantas que recolheu em suas viagens pela África, Ásia e América Latina.
Espécies da África, Ásia e da América Latina integram as composições.
Espécies da África, Ásia e da América Latina integram as composições.
A decisão da Unesco "completa um reconhecimento que já existe em nível regional e nacional, uma vez que o Sítio é considerado Patrimônio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Brasil", acrescentou Claudia Storino. E é também "um selo muito importante porque coloca o sítio entre os bens culturais mais importantes da humanidade", concluiu.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!