Soluções sustentáveis para aplicar em casa

HAUS
23/04/2016 14:15
Thumbnail
Soluções alternativas e sustentáveis são um novo requisito para a arquitetura e para o design modernos. Enquanto algumas já estão incorporadas e fazem parte do cenário urbano, como as paredes repletas de plantas, outras ainda são novidades promissoras. Confira duas ideias escolhidas pela HAUS para pensar uma reforma em casa: as paredes e telhados vivos e a célula fotovoltaica, invenção que dá às janelas o potencial de se transformarem em um gerador de energia sem atrapalhar a visão que proporcionam.
A vegetação em telhados tem excelente eficiência na redução de consumo de energia. As paredes verdes, diferentemente dos telhados, têm um apelo estético muito maior e, por isso, são mais comuns. Para a arquiteta, é preciso considerar algumas questões técnicas antes de optar pela solução. Veja como escolher qual é melhor para a sua casa.
Pesquisadores do departamento de engenharia da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, anunciaram recentemente a primeira célula fotovoltaica totalmente transparente. A invenção abre precedentes para uma verdadeira revolução na geração de energia elétrica e nas alternativas sustentáveis das cidades, pois permite que a janela seja um gerador de energia.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!