Paisagismo

Paisagismo e Jardinagem

Conheça a suculenta diamante, com folhas que parecem lapidadas como pedras preciosas

Luan Galani
24/07/2020 11:00
Thumbnail

Suculenta diamante é originária do México e ficou famosa por suas folhas multifacetadas como as superfícies das pedras preciosas. Foto: Mercado Livre/Reprodução

Se você está procurando uma planta 'diferentona' para alegrar sua casa, aposte na suculenta diamante (Pachyphytum compactum). A plantinha nativa dos penhascos rochosos e secos dos estados de Queretaro e Hidalgo, no México, ganhou fama mundial por suas folhas grossas e compactas que têm o formato multifacetado como o dos diamantes.
Segundo o botânico Samuel de Melo Reis Gonçalves, do canal do YouTube ‘Um botânico no apartamento’, com mestrado e doutorado na área, as folhas da planta diamante ficam muito unidas e compactadas durante seu desenvolvimento. "Enquanto crescem vão se afastando, mas o fato de estarem antes encostadas umas nas outras com tanta pressão, acaba gerando impressões, facetas achatadas em suas folhas, como se tivessem sido lapidadas", esclarece o botânico. "Isso explica seu nome popular de suculenta diamante, como uma linda joia."
 É comum as pontas das suculentas diamantes serem acinzentadas e avermelhadas. Foto: Sean A. O'Hara/Flickr
É comum as pontas das suculentas diamantes serem acinzentadas e avermelhadas. Foto: Sean A. O'Hara/Flickr
A suculenta diamante é encontrada na maioria das floriculturas em tamanhos pequenos, com cerca de 5 centímetros, mas podem atingir porte de até 40 centímetros. "Com o tempo, ela se ramifica dando mudas laterais na base do caule. Assim que elas tiverem seus próprios caules já à mostra podem ser separadas ou podem formar lindas arvoretas super decorativas", sugere Gonçalves.
O botânico ensina que a suculenta diamante é uma espécie típica de sol pleno, "precisando de substrato aerado e leve (misture terra comum de jardim com areia lavada de construção ou com perlita, na proporção de 1:1); regas espaçadas, sempre deixando secar bastante o substrato entre as regas; sol pleno e adubo com NPK líquido 10-10-10."
Foto: Um Botânico no Apartamento/Reprodução
Foto: Um Botânico no Apartamento/Reprodução
Outro diferencial da planta está no tom acinzentado ou avermelhado que pode predominar nas pontas de suas folhas. Isso se deve a inúmeros fatores, entre eles os pigmentos vegetais.
"O verde gerado pela clorofila, o amarelo, pelos carotenoides, e o vermelho, roxo, lilás, azulado e acinzentado gerado pelas antocianinas. Acontece que as antocianinas são muito mais produzidas com uma grande exposição ao sol, baixas temperaturas, e pequena disponibilidade de nutrientes. Portanto, para ter as folhas bem acinzentadas e com pontas rosadas é essencial que a planta receba 6 horas de sol direto", instrui o botânico. "Lembrando, porém, que você geralmente precisa adaptar gradativamente uma planta comprada em floriculturas e supermercados ao sol para que não queimem suas folhas."
 Flores lindas e coloridas brotam da suculenta diamante. Foto: Um Botânico no Apartamento/Reprodução
Flores lindas e coloridas brotam da suculenta diamante. Foto: Um Botânico no Apartamento/Reprodução
Ficou louco(a) para ter uma suculenta diamante para chamar de sua? Várias floriculturas locais têm a suculenta. Se você tiver dificuldades em achar, no entanto, elencamos algumas que enviam para todo o Brasil.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!