Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Tendências: conheça a planta e a flor do ano de 2021
| Foto: Bigstock

O e-commerce novaiorquino de plantas e flores 1800Flowers, de Nova York, que também dita as principais tendências para a área, acabou de eleger a planta e a flor do ano de 2021: o Girassol e a Maranta leuconera, conhecida popularmente no Brasil como pena de pavão. Segundo o site, a escolha pelas espécies se deu porque elas representam "felicidade e gratidão".

No caso da Maranta, por ser característica da planta brasileira suas folhas se movimentarem para cima no período da noite, ela também é lembrada como a "planta da oração" ou "planta que reza". Esse simbolismo da união foi um dos motivos para a marca escolher ela como a representante de 2021.

Siga a HAUS no Instagram!

Natural das selvas do Brasil, a Maranta-pavão chama atenção por sua beleza e delicadeza das folhas ovais, que parecem pintadas à mão. De fácil cultivo em casa, pode atingir de 20 a 40 cm. São plantas que gostam de umidade, com regas de duas a três vezes na semana. Só não exagere e não encharque o solo. Para saber se ela necessita de água, afunde o dedo na terra e, se ainda estiver úmida, aguarde mais para aguar. As Marantas no geral, e também a pavão, gostam de água borrifada nas folhas, para evitar queimaduras pelo clima seco.

A flor do ano

Girassol é uma das principais plantas polinizaras. Foto: Filipe Coimbra/Unsplash.
Girassol é uma das principais plantas polinizaras. Foto: Filipe Coimbra/Unsplash.

Da família Asteraceae, o nome botânico do Girassol (Helianthus annuus) deriva do grego helios (sol) e anthos (flor). O 1800Flowers elegeu a flor amarela pela sua "postura ereta" (ela é conhecida por seguir o ciclo do sol ao longo do dia), e por ser associada a sentimentos como a lealdade. Outro motivo é a capacidade da flor em atrair insetos polinizadores, fundamental para a preservação da biodiversidade.

Depois da floração, as suas sementes são muito apreciadas por pássaros. Por isso, não é raro de se ver um girassol nascer e vingar em lugares pouco comuns, "plantados" pelas aves.

Quem quer ter a flor em casa pode mantê-las em um vaso ou canteiro com terra rica em composto orgânico. Assim como a Maranta, o Girassol gosta da terra úmida, nem seca nem molhada demais. E, claro: com bastante sol direto.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]