Decorar com plantas

Paisagismo e Jardinagem

Tendências: conheça a planta e a flor do ano de 2021

HAUS
11/01/2021 20:33
Thumbnail
O e-commerce novaiorquino de plantas e flores 1800Flowers, de Nova York, que também dita as principais tendências para a área, acabou de eleger a planta e a flor do ano de 2021: o Girassol e a Maranta leuconera, conhecida popularmente no Brasil como pena de pavão. Segundo o site, a escolha pelas espécies se deu porque elas representam "felicidade e gratidão".
No caso da Maranta, por ser característica da planta brasileira suas folhas se movimentarem para cima no período da noite, ela também é lembrada como a "planta da oração" ou "planta que reza". Esse simbolismo da união foi um dos motivos para a marca escolher ela como a representante de 2021.
Natural das selvas do Brasil, a Maranta-pavão chama atenção por sua beleza e delicadeza das folhas ovais, que parecem pintadas à mão. De fácil cultivo em casa, pode atingir de 20 a 40 cm. São plantas que gostam de umidade, com regas de duas a três vezes na semana. Só não exagere e não encharque o solo. Para saber se ela necessita de água, afunde o dedo na terra e, se ainda estiver úmida, aguarde mais para aguar. As Marantas no geral, e também a pavão, gostam de água borrifada nas folhas, para evitar queimaduras pelo clima seco.

A flor do ano

Girassol é uma das principais plantas polinizaras. Foto: Filipe Coimbra/Unsplash.
Girassol é uma das principais plantas polinizaras. Foto: Filipe Coimbra/Unsplash.
Da família Asteraceae, o nome botânico do Girassol (Helianthus annuus) deriva do grego helios (sol) e anthos (flor). O 1800Flowers elegeu a flor amarela pela sua "postura ereta" (ela é conhecida por seguir o ciclo do sol ao longo do dia), e por ser associada a sentimentos como a lealdade. Outro motivo é a capacidade da flor em atrair insetos polinizadores, fundamental para a preservação da biodiversidade.
Depois da floração, as suas sementes são muito apreciadas por pássaros. Por isso, não é raro de se ver um girassol nascer e vingar em lugares pouco comuns, "plantados" pelas aves.
Quem quer ter a flor em casa pode mantê-las em um vaso ou canteiro com terra rica em composto orgânico. Assim como a Maranta, o Girassol gosta da terra úmida, nem seca nem molhada demais. E, claro: com bastante sol direto.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!