Terapia verde: cultivar plantas ajuda no bem-estar

texto: Camila Neves
27/02/2016 01:00
Thumbnail

Foto: BigStock

Praticar jardinagem, cuidar de uma hortinha ou fazer arranjos florais são formas de se aproximar do verde e de esvaziar a cabeça. Você respira, mexe na terra, espera o tempo da planta se desenvolver e aprecia o ciclo da vida.
O contato com a natureza faz parte da condição humana, segundo o professor do curso de psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e coordenador de psicodrama da Casa João de Barro, Antonio Vitorino Cardoso Neto. “Nosso estilo de vida atual nos priva muito disso. Geralmente aproveitamos a natureza só durante as férias, 30 dias por ano.” Por isso, é preciso criar alternativas. Cuidar de uma horta, jardim ou pomar, por exemplo, ajuda a retomar essa nossa essência.
Destaques do final de semana incluem vivência de agricultura urbana.<br>Fotos: Bigstock
Destaques do final de semana incluem vivência de agricultura urbana.<br>Fotos: Bigstock
Bem-estar
A contemplação e a integração com a natureza podem ter efeitos terapêuticos, promovendo sensação de bem-estar. “Essas atividades sozinhas não podem ser consideradas uma terapia em si, mas são reconhecidas como coadjuvantes importantes”, esclarece o psicólogo.
A interação com as plantas também pode auxiliar no equilíbrio emocional. “Algumas pessoas se sentem sozinhas e, por meio do hobby, conseguem exercitar a afetividade”, explica Dea Amorim, terapeuta de família.
O cultivo de uma horta em casa pode ajudar ainda no convívio familiar. “A atividade pode, por exemplo, envolver as crianças, que, em forma de brincadeira, acabam sendo estimuladas a provar sabores novos e a terem noções de responsabilidade”, diz.
Para começar não é preciso um grande jardim. Uma varanda com floreiras ou jardim vertical, hortas em pequenos espaços, ou mesmo pequenos vasinhos, são o suficiente para trocar energia com as plantas. “Cuidar de um ser vivo é saudável para o ser humano”, complementa Neto.
Harmonia
Plantas e flores embelezam e dão vida a qualquer ambiente. Existe uma crença japonesa que garante que os arranjos florais têm o poder da transformação, harmonizando a energia dos espaços. A ikebana, arte oriental de montar arranjos, tem justamente a missão de elevar os sentimentos de quem transita pelo local em que a natureza divide espaço.
O arranjo floral japonês cria uma harmonia de construção linear, ritmo e cor. Por isso, dizem os praticantes desta arte, a ikebana estimula a sensibilidade e a criatividade. “A beleza eleva os valores”, diz a professora Isaura dos Santos, da Fundação Mokiti Okada, em Curitiba. Segundo ela, os alunos relatam mudanças internas e enfatizam o desenvolvimento de qualidades como a paciência, após algum tempo de prática.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!