Jardinagem

Paisagismo e Jardinagem

Urban jungle no outono: as melhores espécies de plantas para a estação e como cuidar delas

Por Isadora Rupp, especial para HAUS
09/04/2021 20:02
Thumbnail

Queridinha, a pilea peperomioides se adapta bem ao outono. | 2710 Atelier Botânico/Divulgação

Estação de transição, o outono não é exatamente um bom período para as plantas: segundo a idealizadora do 2710 Atelier Botânico, Eliane Veríssimo, a maioria das espécies diminui o metabolismo - ou seja, se desenvolvem de forma mais lenta - ou entram em dormência, quando chegam a perder as suas folhas e economizam o máximo de energia, gerando apenas a suficiente para sobreviver.
Diminuir a rega neste período é a medida mais importante para preservar suas plantas. "Faça sempre o teste do dedo: afunde na terra e só faça se o substrato estiver seco. Em espécies como o filodendro, só borrife água nas folhas pela manhã, nunca à tarde ou à noite, para dar tempo de secar. Caso contrário, pode proliferar fungos", alerta Eliane, que trabalha com  o "delivery de plantas" há pouco mais de um ano.
A historiadora iniciou o 2710 Atelier Botânico no ano passado, e trabalha apenas com delivery. Foto: Divulgação.
A historiadora iniciou o 2710 Atelier Botânico no ano passado, e trabalha apenas com delivery. Foto: Divulgação.
Doutora em história, ela dedica quase 100% do seu tempo para o ateliê e começou o negócio ao acaso, quando retornou a Curitiba do Rio Grande do Sul, onde lecionava, por conta da pandemia. "Continuei com as aulas on-line e, em casa, comecei a ter cada vez mais plantas. Meu companheiro dizia que já era muita coisa e brinquei que iria vender. E aí comecei, deu um super retorno e agora meu foco é o atelier, que concilio com algumas pesquisas na minha área de formação", conta ela sobre o início do 2710.
Arranjos do 2710 Atelier Botânico. Foto: Reprodução/Instagram.
Arranjos do 2710 Atelier Botânico. Foto: Reprodução/Instagram.
Outra orientação da "cartilha"que ela repassa aos clientes é fazer podas de limpeza, ainda mais necessárias nessa época, retirando folhas amarelas e galhos secos. "Isso ajuda a evitar cochonilha e pulgão", ensina.  Outono-inverno tampouco é um bom período para adubação; deixe os nutrientes extras para a primavera. Mais um cuidado: observe a orientação do sol dentro de casa, que muda conforme a estação e prefira deixá-las em espaços com a maior claridade possível. 
Mas nem tudo está perdido no outono. Há algumas plantas e flores que fazem o metabolismo "ao contrário: e aproveitam esse período mais frio para se desenvolver. Veja as espécies elencadas pelo 2710 Atelier Botânico: 

Suculentas

Crassula Ovata. Foto: Ruslan Bardash/Unsplash.
Crassula Ovata. Foto: Ruslan Bardash/Unsplash.
O rhipsallis e a crassula são duas espécies de suculentas que gostam da estação. "A Crassula, ao contrário das outras suculentas, faz a dormência dela no verão e se desenvolvem plenamente no outono e no inverno. Consulte o solo antes da rega e não precisa de poda. Também pode adubar" fala Eliane. Suculentas gostam de sol; deixe ela em algum local com incidência solar ou próximo de uma janela. 

Folhagens

Zamioculca é uma das espécies que se adapta ao outono. Foto: 2710 Atelier Botânico/Divulgação.
Zamioculca é uma das espécies que se adapta ao outono. Foto: 2710 Atelier Botânico/Divulgação.
A maioria delas terá desenvolvimento lento no outono, mas há algumas que não sofrem tanto a ponto de perder folhas. Uma delas é a Pile peperomioides, já queridinha na urban jungle dos apreciadores de plantas. Outras que sobrevivem bem na estação são as do gênero monstera, que tem "buracos"nas folhas, como a costela-de-adão. Espadas de são jorge e santa bárbara, jibóia, peperômias e as zamioculcas são outras indicações.

Flores

Tulipa é uma das flores de outono. Foto: 2710 Atelier Botânico/Divulgação.
Tulipa é uma das flores de outono. Foto: 2710 Atelier Botânico/Divulgação.
Assim como frutas e vegetais, determinadas espécies de flores crescem mais em determinadas estações. Outono é época de copo-de-leite, tulipa, hortênsia, amor-perfeito e lírio. "Elas florescem até o começo da primavera, sendo que a Tulipa é específica do outono-inverno. Ao comprar, prefira sempre botões bem fechados, que duram cerca de cinco dias, e irão florescer no próximo ano", explica Eliane sobre as tulipas. 

Arranjos secos

Foto: Oscar Helgstrand/Unsplash.
Foto: Oscar Helgstrand/Unsplash.
Para trazer um toque de aconchego à casa, a idealizadora do 2710 indica arranjos secos com espécies como capim do texas, capim dos pampas e flores secas. Tons terrosos também vão bem neste período.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!