Tecnologia

Haus

Purificador de ar e raio ultravioleta; aliados na esterilização de espaços públicos

Fernanda Massarotto, especial para HAUS
03/06/2020 11:00
Thumbnail

Raio UV pode ajudar a eliminar vírus e bactérias de superfícies. | Bigstock

Higienizar é a palavra de ordem de 2020. E vale para tudo. Uma pesquisa da The New England Journal of Medicine testou a sobrevivência do novo coronavírus em diversas situações e constatou que em superfícies de plástico e aço inoxidável, o micro-organismo pode sobreviver até três dias. Por esse motivo, a limpeza de elevadores, escadas e esteiras rolantes é fundamental para reduzir e eliminar o risco de proliferação de vírus e bactérias que podem ser transmitidos através do contato das mãos ou até mesmo pelo ar.
E não é de se estranhar que adesivos, avisos e desinfetantes tenham se tornado essenciais na batalha contra a pandemia principalmente em locais com alto fluxo de pessoas ou ambientes fechados. Nessa esteira do "novo normal", a suíça Schindler, da qual faz parte a empresa brasileira Atlas Schindler, apresentou a linha de produtos Schindler Hygienic.
O CleanTouch é um dispositivo ultra UV para o corrimão que irradia luz ultravioleta com ação germicida e esterilizadora a uma curta distância. A higienização age diretamente no material genético de bactérias e vírus que se encontram na superfície  sem vestígios dos convencionais produtos de limpeza. Dessa forma, o corrimão é desinfectado de maneira eficiente e ecológica.
Nos elevadores, além da restrição de capacidade, otimizar a circulação de ar, reduzindo a disseminação de microrganismos no interior se tornou obrigatório. Para aumentar a segurança dos passageiros a empresa propõe o CleanAir, um sistema de circulação que, em questão de segundos, renova o ar e ainda diminui a quantidade de vírus e bactérias em suspensão dentro do equipamento.
Outro produto antivírus é a capa para botoeiras CleanCover. A limpeza da película de proteção antibacteriana pode ser realizada diversas vezes ao dia, de forma mais simples e eficiente, apenas com água, álcool e cândida.
HAUS mostrou recentemente, outras iniciativas de designers mundo afora que prometem deixar a vida mais prática e, principalmente, mais higiênica no pós-pandemia. Luminárias inteligentes, itens para home office, ganchos multiuso. Não sabemos exatamente como será a vida nos próximos meses, mas temos certeza que o design terá papel fundamental.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!