Centro de Artes do Rebouças, na antiga fábrica da Ambev, sairá do papel em 2018

André Nunes*
26/10/2017 09:30
Thumbnail

Fábrica chama atenção de quem passa pela Av. Getúlio Vargas. Foto: Leticia Akemi / Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Em desenvolvimento desde agosto de 2016, o projeto do Centro de Artes e Cultura Rebouças (nome provisório), que será instalado na área onde funcionava a antiga fábrica da Ambev, deve ser apresentado no primeiro trimestre de 2018. As obras no imóvel, que tem cerca de 35 mil m², estão previstas para começar em 2019. É o que adianta Paulino Viapiana, assessor especial do governo do Estado e ex-secretário de Cultura e Comunicação, em entrevista exclusiva à HAUS.
“A posse do terreno pelo governo do Estado acabou sendo adiada ao longo do ano, será feita em 29 de dezembro. Com isso, nossa expectativa é de avançar a contratação dos projetos [arquitetônico, hidráulico, paisagístico, elétrico, entre outros] para que as obras físicas no espaço já comecem em 2019. Avaliado inicialmente em R$ 30 milhões, o orçamento vai precisar ser revisto no ano que vem”, afirma Viapiana.
Terreno de 35 mil m² ocupa o quarteirão entre  as avenidas Getúlio Vargas e Iguaçu, e ruas João Negrão e Rockfeller. Foto: Agência Curitiba / Divulgação
Terreno de 35 mil m² ocupa o quarteirão entre as avenidas Getúlio Vargas e Iguaçu, e ruas João Negrão e Rockfeller. Foto: Agência Curitiba / Divulgação

Casa da FAAP e Embap

Quando concluído, o Centro de Artes e Cultura irá sediar as instalações tanto da Faculdade de Artes do Paraná (FAAP) quanto da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap). Para isso, as instituições que estão tendo suas necessidades avaliadas pelo grupo de trabalho responsável pelo projeto.
“Os auditórios, laboratórios, salas de aula e de exposições, com isolamento acústico, piso especial, enfim, tudo isso está sendo incluso nas especificações. A ideia do governador Beto Richa é que o Centro de Artes não seja apenas a nova casa da FAAP e da Embap (que não tem sede própria), um centro universitário, mas que o espaço fique como legado cultural para Curitiba, já que oferecerá salas multiplex de cinema e espaços para teatro, música, dança e artes visuais diversas”, detalha o assessor, enfatizando a importância do Rebouças e do centro cultural na revitalização da região.
Segundo Viapiana, o governo está em contato com a prefeitura de Curitiba, via Ippuc, para a possibilidade da elaboração do projeto arquitetônico do Centro de Artes. “Estamos finalizando a elaboração do termo de referência, que é uma espécie de briefing do que se deseja para o local. Isso deve ser apresentado ao governador até a primeira quinzena de novembro”, adianta.
Fábrica chama atenção de quem passa pela Av. Getúlio Vargas. Foto: Leticia Akemi / Gazeta do Povo
Fábrica chama atenção de quem passa pela Av. Getúlio Vargas. Foto: Leticia Akemi / Gazeta do Povo

Ambev em Ponta Grossa

Inaugurada em maio de 2016, a nova unidade da Ambev em Ponta Grossa substitui a cervejaria de Curitiba na região, empregando cerca de 430 pessoas diretamente. Com área total de 2,6 milhões de m², a Cervejaria Adriática tem capacidade para produzir 380 mil hectolitros de bebidas por mês. A filial recebeu este nome em homenagem à marca que foi lançada em Ponta Grossa no início do século 20 e ficou no mercado até meados de 1940.
*Especial para a Gazeta do Povo

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!