Desativada, Catedral da Fé da Igreja Universal cria vazio urbano em quadra da Av. Sete de Setembro

André Nunes*
02/01/2018 20:00
Thumbnail

Templo está desativado há seis semanas. Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo | Leticia Akemi

Depois de 21 anos de funcionamento, a sede da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) na Avenida Sete de Setembro está desativada há cerca de seis semanas. Os cultos e atividades foram transferidos para o Templo Maior, recém inaugurado no Rebouças e a antiga edificação, que comporta até 1,6 mil pessoas, será utilizada somente para “eventos e programas sociais da Universal”, atesta a assessoria de imprensa da organização religiosa. Por enquanto, apenas algumas funções administrativas são mantidas no prédio, como apurou a reportagem.
“Como a mudança foi recente, é preciso analisar uma série de fatores, inclusive o uso futuro que a Igreja Universal pretende para aquela edificação. Em todo caso, dada a magnitude e influência no quarteirão em que está inserido, se nada for feito, a tendência é que haja degradação e diminuição drástica do fluxo de pessoas naquela quadra”, avalia o arquiteto e urbanista Mariano de Matos Macedo, que leciona na pós-graduação de Planejamento Urbano da UFPR.
Efeitos no comércio próximo já estão sendo sentidos, reclamam vendedores. Foto: Leticia Akemi / Gazeta do Povo
Efeitos no comércio próximo já estão sendo sentidos, reclamam vendedores. Foto: Leticia Akemi / Gazeta do Povo
Localizada próxima à estação-tubo Alferes Poli – que também levava seu nome -, a Catedral da Fé movimentava não só a rotina da quadra, em que é proprietária de três estacionamentos externos e um subterrâneo, como estimulava o comércio das redondezas com seu afluxo de pastores e fieis.
“O movimento caiu bastante nessas últimas semanas. O fato de não ter mais estacionamentos próximos funcionando também afasta os clientes”, conta a vendedora de roupas Tatiane Daniele Saiz, ressaltando que apenas o estacionamento interno da igreja ainda está aberto, só para funcionários.
Foto: Leticia Akemi / Gazeta do Povo
Foto: Leticia Akemi / Gazeta do Povo
Dono de uma loja de serviços para celulares desde 2004, localizada em frente ao templo, Dani Jeovane Canci também reclama da mudança. “Os pastores, suas esposas e os fieis vinham bastante aqui na loja, tinham vários horários de culto, de manhã até a noite. Está afetando bastante, acho que é a maior mudança para nós desde a Copa do Mundo, quando retiraram as vagas nas ruas com o novo desenho das estações-tubo nessa quadra. Isso sempre afeta os clientes que vem de carro”, relembra.
Sede comportava até 1.600 pessoas. Foto: Leticia Akemi / Gazeta do Povo
Sede comportava até 1.600 pessoas. Foto: Leticia Akemi / Gazeta do Povo
Inaugurada em 1996, a Catedral da Fé era até este ano a sede da Iurd no Paraná, tendo substituído a sede original – e menor, com capacidade de 500 fieis – localizada na Alameda Dr. Muricy, no Centro, desde 1980.
Estacionamentos da IURD também estão fechados no quarteirão. Foto: Leticia Akemi / Gazeta do Povo
Estacionamentos da IURD também estão fechados no quarteirão. Foto: Leticia Akemi / Gazeta do Povo
*Especial para a Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!