Curitiba é escolhida capital latina das cidades inteligentes

André Nunes*
08/11/2017 21:00
Thumbnail

Foto: Agência Curitiba / Divulgação

Próxima cidade-sede dos eventos internacionais da FIRA Barcelona, Curitiba será apresentada como a capital latina das cidades inteligentes durante o Smart City Expo World Congress, considerado maior evento do mundo sobre a temática, que acontece entre os dias 14 e 16 de novembro. A cerimônia, na capital da Catalunha, na Espanha, terá a presença de representantes e autoridades de mais de 100 países, 700 cidades e 650 empresas globais de tecnologia e inovação.
Representante de Curitiba, Frederico Lacerda, presidente da Agência Curitiba, vai apresentar um filme com as principais credenciais da capital paranaense e convidar autoridades e especialistas mundiais para que participem da Smart City Expo Curitiba em 2018.
Foto: Agência Curitiba / Divulgação
Foto: Agência Curitiba / Divulgação
“Todas as cidades que receberam esse evento sofreram um impacto muito grande no desenvolvimento, com a visita de empresas que são referência tanto na área de tecnologia quanto na de Smart Cities. Isso atrai muitos investimentos”, observa, ressaltando que o evento está alinhado com os objetivos do Vale do Pinhão, projeto criado para fomentar o sistema de inovação da cidade.
Além da cerimônia de apresentação, Lacerda antecipa que Curitiba vai participar de um painel com representantes de cidades como Nova York, Paris, Tel Aviv e Boston. “Vamos apresentar o ambiente de inovação da cidade, as inovações trazidas pelas startups, incrementais e disruptivas, e de como isso tem ajudado a melhorar a cidade. Nosso objetivo é reposicionar Curitiba como referência em inovação“, detalha.

Apoio à inovação

Uma delegação brasileira acompanhará o anúncio em Barcelona. A missão, organizada pela iCities – empresa pioneira no Brasil no tema de Cidades Inteligentes – em parceria com a Global Business Consulting, de Florianópolis, será composta por cerca de 30 empresários, autoridades e urbanistas do Paraná e de Santa Catarina.
A missão internacional terá como um dos líderes Roberto Marcelino, diretor de novos negócios da iCities. “Além da participação no congresso, vamos visitar os principais organismos de apoio e promoção de tecnologia e inovação: 22@, Barcelona Activa e La Salle Technova Barcelona. O roteiro também inclui conhecer programas de gestão e apoio à inovação e ao empreendedorismo, além de linhas de financiamento disponíveis na região da Catalunha. Ao todo, faremos contato com 37 empresas que podem favorecer a geração de oportunidades de negócios entre Brasil e Espanha”, detalha Marcelino.
Especialistas locais farão apresentação e análise de temas de relevância estratégica, como as Políticas de Distritos de Inovação, Smart City e Living Labs; Políticas de Ocupação Urbana e Políticas de Empreendedorismo de Inovação Empresarial. “São oportunidades para conexões com o Vale do Pinhão, uma missão comercial de business que une as potencialidades públicas e privadas de Curitiba”, afirma.
Smart City Expo Curitiba acontece nos dias 28 de fevereiro e 1º de março. Foto: Dvulgação
Smart City Expo Curitiba acontece nos dias 28 de fevereiro e 1º de março. Foto: Dvulgação

Curitiba 2018

Evento a ser realizado entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março de 2018, na Expo Renault Barigui, o Smart City Expo Curitiba tem a chancela da FIRA Barcelona Internacional, com organização da iCities e apoio estratégico do World Trade Center Business Club.
Segundo Victor Moreno, project manager da FIRA Barcelona Internacional, a cidade tem larga tradição de urbanismo para pessoas, manutenção de espaços públicos verdes e um projeto de transporte público que já foi referência mundial.
“É a primeira edição do evento no Brasil, vamos reunir 36 palestrantes nacionais e 18 estrangeiros ao longo dos dois dias de evento, que mescla a área de congresso com a feira de exposições das empresas participantes. Os quatro pilares de discussão serão tecnologia disruptiva, governança, inovação digital e cidades sustentáveis do futuro“, antecipa André Telles, diretor de marketing da iCities.
*Especial para a Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!