Usina 5 sedia festival de inovação com corrida de drones e motos, food trucks e palestras

Luan Galani
03/03/2018 16:55
Thumbnail

Foto: Gazeta do Povo/Reprodução

A Usina 5, antiga fábrica de sal e açúcar da marca Diana no Vale do Pinhão, se estabelece definitivamente como mais novo parque urbano de Curitiba, e sedia neste sábado (3) e domingo (4) o Movimenta Curitiba, das 10h às 19h.
Organizado pelas startups da cidade e outros parceiros, o festival de inovação é ponto de encontro para empreendedores em busca de novas oportunidades e negócios, e de lazer para toda a família, com música, apresentações, food trucks, intervenções de grafite, corridas de drones e até de motos. A entrada é gratuita e pet friendly.
O evento é uma extensão da primeira edição brasileira do Smart City Expo, maior congresso do mundo sobre cidades inteligentes, que aconteceu em Curitiba de 28 de fevereiro a 1 de março, no Expo Renault Barigui.
Nos dois dias do festival, aproximadamente 120 startups participam e mais de 100 palestras estão sendo oferecidas em diferentes barracões do espaço. “É um marco para a cidade tudo isso que o ecossistema de inovação conseguiu montar. Para as nossas próximas edições, nossa intenção é realizar esse evento pelo menos uma vez por ano”, avalia Frederico Lacerda, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento.
Um dos destaques é a corrida de drones, com apoio do Centro Europeu e do Microsoft Innovation Centre. Neste sábado, acontece a classificação dos 20 participantes e algumas brincadeiras com manobras. “A corrida mesmo acontecerá no domingo pela parte da manhã”, conta Francisco Junior, do Clube Asa, um dos organizadores da corrida. Uma pista especial, com diversos obstáculos, foi montada especialmente para eles.
Outra atração é a corrida de motos no dirty track recém instalado na Usina 5, que faz parte do novo bar da cidade, o Circuito Lama, Chope e Brasa. Qualquer interessado pode chegar no evento de hoje para correr na pista. A interação é gratuita.
Neste sábado o mundo comemora o Dia Internacional dos Dados Abertos. A feliz coincidência levou diversas instituições que lidam com a coleta e análise de dados públicos a reunir jovens estudantes interessados para um mini Hackathon.
Um dos jovens cidadãos em busca de dados abertos é Nicholas Bassani Schaible, de apenas 13 anos. Ele ajudou a organizar o evento de Open Data 2018, que contará com mais outros 60 adolescentes e jovens ao longo do dia, e sonha em ajudar a transformar a saúde do Brasil por meio de análises dos dados que reúne em níveis municipal, estadual e federal. “Eu me dei conta disso depois que sofri dois traumatismos cranianos andando de skate e de bicicleta. Eu estava sofrendo no corredor do hospital enquanto um menino que só tinha ralado o joelho estava em um quarto. E com os planos de saúde não é diferente. A gente vive uma relação abusiva. Quero que a saúde melhore e que o preço diminua”, confidencia.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!