Chicago terá novo bairro universitário com visual futurista

André Nunes*
12/12/2017 09:30
Thumbnail

Área tem 250 mil metros quadrados. Foto: ICON / Divulgação

Chicago está prestes a ganhar um bairro que vai agregar espaço residencial, comercial, recreativo e cultural em um centro de pesquisas para as três maiores universidades locais. É o projeto The 78, apresentado recentemente pelo governador de Illinois, Bruce Rauner, juntamente com o presidente do Sistema da Universidade de Illinois, Timothy Killeen, em uma parceria de pesquisa público-privada de 1,2 bilhão de dólares que estabelecerá o Discovery Partners Institute (DPI).
Apoiado pela Universidade de Illinois, Universidade de Chicago e Universidade Northwestern, o The 78 foi projetado como uma incubadora de pesquisa destinada a manter os estudantes de Illinois no estado e a ajudar a ligar os diversos campi universitários em Chicago. Novo empreendimento da Related Midwest, uma vez concluído o centro de inovação comportará até 1,8 mil estudantes em uma área de 250 mil metros quadrados.
Área de 250 mil metros quadrados comportará até 1800 universitários. Foto: ICON / Divulgação
Área de 250 mil metros quadrados comportará até 1800 universitários. Foto: ICON / Divulgação
O nome faz referência aos 77 bairros oficialmente reconhecidos da cidade, e espera que o projeto seja visto como um bairro completo e integrado, semelhante ao Hudson Yards, em Nova York. Aos residentes potenciais e usuários do espaço também não faltarão opções de transporte, já que o local tem estações de metrô localizadas nas proximidades, além de uma parada de táxi aquático.
Parceria público privada ainda não tem cronograma do início das obras no local. Foto: ICON / Divulgação
Parceria público privada ainda não tem cronograma do início das obras no local. Foto: ICON / Divulgação
Planejado pela empresa de engenharia e arquitetura Skidmore, Owings and Merrill LLP (SOM), o vasto esquema receberá contribuições de outras empresas de arquitetura, como 3XN, Hollwich Kushner e AS+GG.
“O The 78 será um bairro transformador projetado para responder às demandas das gerações futuras, tornando-o o local ideal para um instituto dinâmico como o DPI”, explicou Curt Bailey, presidente da Related Midwest em entrevista ao portal de arquitetura e design Designboom.
Foto: ICON / Divulgação
Foto: ICON / Divulgação
Apesar de terem amplo apoio das autoridades estaduais e municipais, bem como líderes da Universidade de Illinois, nenhum dinheiro público ou privado foi destinado ao projeto por enquanto. Com financiamento ainda incerto, o cronograma do projeto deve ser anunciado no decorrer de 2018 .
*Especial para a Gazeta do Povo

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!