Série de vídeos apresenta o movimento Reação Urbana. Conheça e participe

André Nunes*
17/10/2017 16:00
Thumbnail

Moinho da Inovação, no Rebouças é um dos prédios símbolo do bairro e onde está abrigado o Engenho da Inovação e a Agência Curitiba de Desenvolvimento. Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Primeira cidade industrial de Curitiba, com auge na década de 1940, a região do Rebouças e Prado Velho está habituada, ao longo dos anos, em ouvir anúncios de projetos de revitalização urbana. Já “se pensou de tudo” para esta região tão peculiar da cidade, mas as iniciativas acabaram não indo adiante por uma série de razões.
Um fator, porém, é fundamental para esse processo dar frutos: a convergência de interesses públicos, privados e da sociedade organizada.
Para auxiliar os enfrentamentos sociais, econômicos, ambientais e culturais típicos de um processo de reabilitação urbana como este, surgiu o movimento Reação Urbana, que engloba tanto órgãos públicos, como o Ippuc e a Agência Curitiba, quanto a sociedade civil organizada – a startup Reurb, primeira Oscip criada no Vale do Pinhão. Também estão envolvidos setores acadêmicos, a iniciativa privada e a Gazeta do Povo, que realiza o projeto em parceria com a Prefeitura e Reurb. Conheça o movimento.

Entenda por que começar pelo Vale do Pinhão

As ruas sem vida, o principal problema da região

“Muros virtuais” e a falta de conexão

Um novo traçado para o transporte público

Rios e córregos da região

Prédios históricos: preservação e reutilização

Como o Reação Urbana vai contribuir com o Vale do Pinhão?

Curitiba e a retomada da inovação

Saiba mais sobre o Reação Urbana e participe do grupo de discussão! As mudanças não vão acontecer amanhã, mas elas virão. Partiu?

*Especial para a Gazeta do Povo

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!