Em sábado de trabalho intenso, Reação Urbana define cronograma para 2018

André Nunes*
28/10/2017 20:55
Thumbnail

Foto: Fernando Zequinão / Gazeta do Povo | FERNANDO ZEQUINAO

Trabalho em equipe, levantamento de dados e propostas de ações dentro de um cronograma para 2018. O terceiro dia do Laboratório de Reação Urbana do Vale do Pinhão, neste sábado (28), foi marcado pela consolidação das atividades dos quatro grupos, definidos previamente na tarde de sexta-feira (27)
“Dentro do grupo da Metodologia, nos organizamos para auxiliar a divisão dos trabalhos nos demais grupos e definir um cronograma. O engajamento está muito bom, está sendo um movimento bem colaborativo em todos os aspectos, com pessoas de diferentes formações e experiências contribuindo para o Diagnóstico, Ação Social e Plano de Ações do Plano Preliminar que sairá como resultado deste Laboratório. É muito recompensador, uma oportunidade histórica fazer parte desse processo”, explica a arquiteta com doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela USP e professora da Universidade Positivo Maria da Graça Rodrigues Santos. 
Foto: Fernando Zequinão / Gazeta do Povo
Foto: Fernando Zequinão / Gazeta do Povo
O cronograma de ações foi pensado em dois períodos: uma mais imediato visando a participação do movimento no evento Smart City Expo 2018, que acontecerá em Curitiba em 28 de fevereiro. “Temos a expectativa de participar e fazer uma breve síntese do que se pretende para contribuir na requalificação do espaço do Vale do Pinhão. O que há de inovador nas ideias que pretendemos trazer? Primeiro é fazer um trabalho colaborativo, a identificação de todos os agentes que consigamos captar, e fazer com que eles participem e interajam, conhecendo todo o processo. Esse cronograma não é final, e sim inicial para uma discussão”, relata Maria da Graça.
O segundo momento do cronograma prevê o período de março a agosto de 2018, visando o máximo engajamento da população, a troca de ideias e a consolidação do Plano Preliminar de Reabilitação Urbana do Vale do Pinhão a ser entregue formalmente para a Prefeitura de Curitiba.
Confira abaixo os depoimentos de participantes do Laboratório de Reação Urbana sobre as atividades.
Foto: Fernando Zequinão / Gazeta do Povo
Foto: Fernando Zequinão / Gazeta do Povo

Diagnóstico

“Estamos organizando quais os dados precisamos captar, quais já estão disponibilizados pela prefeitura, o Estado e demais órgãos. Os demais teremos que organizar na cronologia, como seria a sistematização, para fechar um pacote para a construção das propostas. O produto final seria a construção de uma matriz com mapa, oferecendo um volume grande de informações que deem base para o projeto, também com a participação da população”, define a arquiteta Anabelli Simões Peicho, ressaltando que o diagnóstico vai além de dados físicos e demográficos, incluindo aspectos sociais, econômicos, culturais e ambientais.
Foto: Fernando Zequinão / Gazeta do Povo
Foto: Fernando Zequinão / Gazeta do Povo

Participação social

“Estamos traçando estratégias para transmitir aos moradores e usuários da região o que é o movimento. As pessoas às vezes veem o Reação Urbana e não entendem do que se trata, por ser um modelo novo, um movimento colaborativo. O objetivo do nosso grupo é basicamente esse, tentar trazer a participação social direta e indireta para entender o que é a proposta e integrar positivamente. Também fizemos um painel com as ações das próximas etapas”, afirma a arquiteta Marcela Miranda.
Foto: Fernando Zequinão / Gazeta do Povo
Foto: Fernando Zequinão / Gazeta do Povo

Plano de ações

Também arquiteta, Cristiane Bagatelli conta como seu grupo de Plano de Ações está compilando as informações reunidas até o momento. “Mapeamos as principais áreas, fluxos de trânsito, pontos de aglomeração de pessoas e lotes vazios, rios e bacias que podem gerar alagamentos, para pensar em como revitalizar tudo isso. Temos muitos imóveis obsoletos na região, locais de muito trânsito, devido a novos empreendimentos. Tendo esse mapeamento, passaremos a planejar as ações”, diz. O grupo  levantou práticas bem sucedidas de processos de reabilitação urbana em várias partes do mundo, tendo como objetivo inspirar algumas ações no Vale do Pinhão.
Foto: Fernando Zequinão / Gazeta do Povo
Foto: Fernando Zequinão / Gazeta do Povo
Toda a discussão e os próximos passos do movimento serão apresentados, em evento aberto ao público, neste domingo (29), a partir das 14h, no Engenho da Inovação. Os quatro grupos farão essa explanação pública dando um importante passo para a formatação,  de acordo com as definições do Ministério das Cidades, do Plano de Reabilitação Urbana do Vale do Pinhão.

Veja mais imagens do movimento Reação  Urbana

*Especial para a Gazeta do Povo

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!