Nesta terça-feira (17) tem bate-papo sobre a revitalização do Rebouças; veja como participar

André Nunes*
16/10/2017 14:40
Thumbnail
Ampliando a proposta de dar voz ao público, desta vez em um formato mais intimista, HAUS realiza na próxima terça-feira (17) uma edição especial de No Sofá da Haus. O evento, marcado para às 19h, no Engenho da Inovação (Rua Engenheiros Rebouças, 1.732) integra as ações do movimento Reação Urbana e tem por objetivo fomentar a análise e a geração de ideias para a revitalização do Rebouças e do Prado Velho.
Para isso, o No Sofá da Haus vai contar com palestras de urbanistas e com um momento aberto a opiniões e discussões propostas pelo público, em especial pelos moradores da região do Vale do Pinhão. O movimento Reação Urbana é uma realização da Gazeta do Povo em parceria com a  Reurb (Oscip criada no Vale do Pinhão) e tem patrocínio da Prefeitura de Curitiba.
A inscrição é gratuita e pode ser feita neste link.

Movimento colaborativo

Moinho Rebouças, sede da FCC. Foto: Cido Marques
Moinho Rebouças, sede da FCC. Foto: Cido Marques
O movimento Reação Urbana surgiu para auxiliar os setores públicos e privados nos enfrentamentos sociais, econômicos, ambientais e culturais típicos de um processo de reabilitação urbana como este do Rebouças e Prado Velho, que engloba tanto órgãos públicos, como o Ippuc e a Agência Curitiba, quanto a sociedade civil organizada – a startup Reurb, primeira Organização Social Civil de Interesse Público (Oscip) criada no Vale do Pinhão. Também estão envolvidos setores acadêmicos, a iniciativa privada e a Gazeta do Povo.
Uma série de encontros está sendo realizada para reunir todos os agentes envolvidos no movimento e propor o debate com a população interessada em contribuir. Estão aderindo ao movimento Reação Urbana entidades como a Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), a Associação de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel) e a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura no Paraná (Asbea-PR), além de grupos de investidores.
O ápice do movimento ocorrerá durante o Laboratório de Reação Urbana no Vale do Pinhão, evento que acontece entre os dias 26 e 29 de outubro e vai reunir cerca de 60 pessoas no Engenho da Inovação para debater conceitos, boas práticas e estratégias para formular as etapas para o Plano Preliminar de Reabilitação Urbana do Vale do Pinhão.
*Especial para a Gazeta do Povo

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!