Saiba quando é possível e como fazer assentamento de piso sobre piso

Daliane Nogueira
30/08/2017 21:30
Thumbnail

Entenda a viabilidade de instalar piso sobre piso nas obras de reforma. Foto: Cerâmica Portinari/Divulgação

Os revestimentos sofrem desgaste com o tempo, as tendências em acabamentos mudam com frequência e, assim, vem a necessidade de alterar o piso dos ambientes em casa. Daí você pensa: e a quebradeira e sujeira? Para este perfil de reforma o mercado vem se adaptando há algum tempo e oferece produtos que permitem o assentamento de piso sobre piso, evitando transtornos e garantindo um bom resultado.
Para sanar as dúvidas sobre como proceder essa alteração HAUS buscou informações com especialistas para ajudar você a observar seu ambiente e escolher o melhor piso para assentar sobre o que já existe na sua casa. “Ao escolher o assentamento de piso sobre piso, os custos da obra diminuem consideravelmente, uma vez que não é necessário contratar o serviço demolição e descarte de entulho, sem contar o tempo de realização da reforma”, explica Gislaine Pereira, supervisora de atendimento ao cliente da Cerâmica Portinari.
Paulo Sergio da Silva, engenheiro civil da empresa Planville aponta que a economia pode chegar a 35% na obra ao optar pelo assentamento sobreposto.
É possível assentar sobre o piso cerâmico uma outra opção de cerâmica/porcelanato, pisos vinílicos, laminado de madeira ou pisos de madeira natural. Veja as recomendações para cada situação.

Cerâmica sobre cerâmica

Assentamento de porcelanato sobre cerâmica é uma forma mais barata de dar nova cara aos ambientes.<br>Foto: Cerâmica Portinari / Divulgação
Assentamento de porcelanato sobre cerâmica é uma forma mais barata de dar nova cara aos ambientes.<br>Foto: Cerâmica Portinari / Divulgação
É um tipo de obra bastante procurada por quem está fazendo reforma. A praticidade da colocação é o que mais chama atenção de quem opta por essa mudança. De acordo com Gislaine e Paulo, é essencial que se observe alguns pontos importantes antes de iniciar a obra. Ambos destacam os seguintes passos:
– Verifique se todo o piso antigo está bem assentado e não está solto, o que pode ser sinal de infiltração que precisa de tratamento antes de assentar um novo revestimento.
– Em seguida observe o nível de sujeira que está aderido e faça uma limpeza profunda com detergentes profissionais que removam a gordura.
– Tire uma das peças do piso antigo e observe o subtrato do contrapiso, se está íntegro e não esfarelado.
-Inserir impreterivelmente as juntas de movimentação previstas na NBR 13753 e 13754. Os espaçamentos devem ser preenchidos com material elástico como mastique a base de poliuretano.
– Lembre-se que na compatibilização com o ambiente terá um aumento de alguns milímetros dependendo da escolha do produto. O mercado tem revestimentos de 3 mm, o que ajuda neste sentido. “Aconselho refazer as vistas das portas para compensar esse aumento na espessura do piso”, lembra Silva.
– Para a escolha das argamassas colantes adequadas, deve-se recorrer a ficha técnica do fabricante, que inclusive, em linhas gerais, faz alusão a esta especificidade no nome, citando o termo “para sobreposição”.  A aplicação segue os procedimentos similares ao assentamento convencional.

Piso vinílico sobre cerâmica

Foto: Bigstock .
Foto: Bigstock .
O piso vinílico vem ganhando espaço no mercado nos casos em que o usuário tem apreço pelo aspecto da madeira, mas quer praticidade na limpeza. Para Eduardo Neves, vendedor da Formighieri, o ideal é a pessoa optar por um piso de 5 mm, para evitar que o rejuntamento do piso cerâmico seja evidenciado na nova superfície.
Se, no entanto, a opção for pelos pisos vinílicos de menor espessura, a colocação adequada, segundo normas de qualidade dos fabricantes, depende da regularização do contrapiso. Tendo isso, basta fazer a colagem e a mudança do visual está feita.

Laminado de madeira sobre cerâmica

Se o piso cerâmico estiver bem assentado e nivelado, a instalação do piso laminados é simples. As marcas que comercializam essas peças trabalham com mantas que são dispostas antes da colocação e fazem a proteção contra a umidade. É recomendável que se use os modelos “click” que são encaixados em sistema macho-fêmea e não estragam em uma futura remoção, além de poder ser reinstalado em outro ambiente ou  imóvel.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!