Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
ap-50-metros-avenida-juscelino-kubitchek-11
A luminotécnica aplicada, com luzes indiretas e aconchegantes, destacam o projeto durante a noite.| Foto: Guilherme Pucci/ Divulgação.

Criar um espaço arejado, descolado e que comporte ambientes de convivência únicos como uma ampla sacada, sala de estar, jantar, bar e cozinha parece ambicioso demais para um apartamento de 50 metros quadrados, na capital paulista. A longa lista de desejos, no entanto, conseguiu ser inteiramente atendida nesse projeto do arquiteto Pietro Terlizzi, que comanda um escritório em São Paulo, que leva o seu nome.

Para conseguir aproveitar em sua totalidade o ambiente, o arquiteto habilmente removeu as divisórias entre cozinha, sala e até mesmo a sacada, incorporando o ambiente externo ao interno. A ideia garantiu não só o espaço necessário para criar um ambiente de convivência unificado, como também privilegiou a vista para o Avenida Juscelino Kubitschek, onde o imóvel fica localizado.

"Como encomenda do morador, que é um jovem empresário, tínhamos o desafio de criar um apartamento moderno, atemporal, prático e fácil de manter, usando materiais nobres, como madeira, pedra e porcelanato", explica o arquiteto.

"Por ser um apartamento pequeno, o fato de eliminar a divisão da sacada e integrá-la a área social do apartamento não só fez a área social crescer, como também fez os ambientes serem melhor aproveitados".

ap-50-metros-avenida-juscelino-kubitchek-3
Com a ajuda de um trilho e folhas de vidro, a sacada manteve o isolamento do ambiente, sem prejudicar a amplitude visual do apartamento. | Guilherme Pucci/Divulgação

Destaques

Com uma planta em formato de “L”, a área social tem como destaque o trio de poltronas e mesinha lateral.  Já para acomodar todos os equipamentos de uma cozinha e lavanderia, o arquiteto desenvolveu uma única bancada para atender os dois espaços, acondicionando tanto a pia da cozinha quanto o tanque. O mesmo conceito foi seguido para os equipamentos embutidos na marcenaria, seja abaixo do tampo ou nos armários suspensos. “Tudo isso confere harmonia estética e visual, necessária em ambientes integrados”, comenta o arquiteto.

Outros destaques do projeto são o painel de freijó, na área de home theater-- que camufla a porta de acesso à suíte e abrange praticamente toda a extensão da sala de TV—e o geométrico balcão do bar.“Esses elementos dão sofisticação e prolongam visualmente o apartamento em direção à vista da sacada, pensada para ser a primeira visão de quem entra”, explica Pietro.

Único espaço isolado do apartamento, a suíte foca na marcenaria, muito por conta da cabeceira, que também faz a vez como uma mesinha lateral em peça única. O banheiro, por sua vez, ganha um ar de spa, graças ao banco de alvenaria construído dentro do box.

Esses elementos podem ser considerados assinaturas de Terlizzi, já que o profissional marca seus projetos com um estilo moderno, mesclado com materiais rústicos e pela combinação de paletas neutras, com toques vibrantes de cor.

Veja mais fotos do projeto:

2 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]