Haus

Cadeira-elevador pode ser solução econômica de acessibilidade

Felipe Gonçalves
11/11/2016 21:39
Thumbnail

Projeto consiste em pequena cadeira que é facilmente impulsionada para cima ou para baixo, dependendo apenas do movimento do corpo (Divulgação/ ROMBOUT Frieling lab)

Um grupo de designers da Holanda desenvolveu um projeto experimental que foi apresentado como alternativa às escadas e elevadores. Batizado de Vertical Walking, o aparelho foi criado pelo Rombout Frieling Lab, pensando em uma substituição aos modelos mais tradicionais.
Criação dos holandeses é experimental, mas foi testada e aprovada por pessoas com deficiência e doenças que afetam o sistema motor (Divulgação/ ROMBOUT Frieling lab)
Criação dos holandeses é experimental, mas foi testada e aprovada por pessoas com deficiência e doenças que afetam o sistema motor (Divulgação/ ROMBOUT Frieling lab)
Considerando o alto valor de instalação e manutenção dos elevadores (além, é claro, dos gastos com energia), e entendendo que a escada é um verdadeiro obstáculo para pessoas com dificuldades de locomoção, os designers pensaram em um mecanismo especial: por causa do formato, dos materiais empregados e da maneira como se dá a impulsão, o Vertical Walking reduz para menos de 10% o esforço necessário para subir uma escada.
Ele também é uma alternativa para a falta de espaço. Estima-se que cerca de três bilhões de pessoas viverão nas cidades nas próximas décadas, e a tendência é o crescimento vertical continuar. Como elevadores têm manutenção e instalação com custo elevado, a iniciativa é alternativa econômica e possível para espaços menores.
O Vertical Walking está ainda em fase experimental, mas foi testada e aprovada, inclusive por grupos com dificuldades de locomoção. O objeto está em exibição na Semana de Design Holandês (Eindhoven), após ter sido também exibida na Bienal e Arquitetura de Veneza, na Itália.
Vídeo de apresentação do Vertical Walking, mostrando como funciona o mecanismo (Reprodução Vimeo/ROMBOUT Frieling lab)

LEIA TAMBÉM

Metragens menores tornam coberturas mais acessíveis

Paris vai remodelar espaços públicos para acolher pedestres e ciclistas

Móvel inteligente triplica tamanho de apartamento. Assista

Acerte na hora de escolher o sofá perfeito

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!