Haus

Bar de gelo abre hoje em Curitiba; conheça os bastidores

adrianoj
25/10/2016 21:49
Thumbnail

Temperatura dentro do local chega a -14°C, e é mantida por um conjunto de motores de refrigeração (Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo)

O primeiro bar feito 100% de gelo de Curitiba inaugura nesta quinta (26) no Shopping Total e a HAUS foi ver de perto como é a estrutura do local e de que jeito é mantida.
O Ice Bar Curitiba tem 37 m², com dois ambientes integrados e decorados. Lá dentro, as baixas temperaturas são mantidas por uma estrutura completa. Dois motores de refrigeração funcionam 24 horas por dia para manter a temperatura interna entre -10°C e -14°C, permitindo que decoração e mobília mantenham a forma. Um terceiro motor ainda permanece ativo apenas para degelar os outros dois.
Desde as paredes até a decoração e mobília, tudo é feito de gelo (Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo)
Desde as paredes até a decoração e mobília, tudo é feito de gelo (Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo)
Os “móveis”, como poltronas, sofás, mesas e balcão, são todos feitos a partir de blocos de gelo de 100 kg, esculpidos no local. Como tudo é feito à base de água, as paredes e piso do local são revestidos de poliuretano, um polímero usado em espumas rígidas e flexíveis. O material ajuda no isolamento térmico, e evita qualquer tipo de infiltração ou condensação. No fim das contas, as paredes ficam com espessura de 20cm.
Para servir as bebidas, os copos não poderiam ser de outro material – com exceção dos copos de chocolate quente, que são de isopor. Os copinhos de shot também são de gelo, e com uma curiosidade: por não serem laváveis, os copos têm uso único. O trabalho de esculpir todos os itens e a decoração levou cerca de 25 dias.
A GDX Entretenimento, empresa responsável pelo empreendimento, tem o know how de trabalhar com gelo por conta das pistas de patinação. A fábrica, em Santa Catarina, tem capacidade para produzir 40 blocos de 100kg a cada 36 horas. Além do Ice Bar Curitiba, o grupo já tem planos de abrir outros bares no próximo ano, em outros locais do Brasil.

LEIA TAMBÉM

Estes são 16 dos mais incríveis restaurantes e bares de 2016

Aprenda a despertar os cinco sentidos dentro de casa com dicas simples

Acerte na hora de escolher o sofá perfeito

Quer modernizar sua cozinha? Aposte no aço inox

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!