Haus

Holanda terá comunidade 100% autossuficiente em 2017

HAUS
20/06/2016 00:45
Thumbnail

A comunidade ReGen Villages terá 100 casas e edifícios comunitários. Imagem: Divulgação Effekt

O que você acharia de viver em uma comunidade totalmente autossuficiente, na qual se produz a própria energia, se utiliza a água armazenada de chuvas e do próprio solo, se cria animais localmente e se cultivam vegetais e frutas para consumo de seus habitantes? Se você gostou da ideia, precisa conhecer o projeto ReGen Village, aprovado no início deste mês e que será colocado em prática na cidade holandesa de Almere, a 25 minutos de Amsterdã. Serão 100 casas e alguns edifícios comunitários construídos em uma área de 15.500 m². A construção está prevista para começar neste trimestre e as primeiras 25 unidades serão entregues em 2017.
LEIA MAIS
Resultado de uma investigação feita na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e da união da empresa que promove construções sustentáveis ReGen Villages Holding B.V, da Califórnia, com o escritório dinamarquês de arquitetura Effekt, a vila autossustentável terá tudo o que precisa para garantir a vida de seus habitantes.
Imagem: Divulgação ReGen Villages
Imagem: Divulgação ReGen Villages
Energia
Uma central elétrica exclusiva vai gerar energia de forma sustentável e eficiente por meio de processos geotérmicos, solares, eólicos e de biomassa. As casas terão painéis solares, sistemas de aquecimento e arrefecimento passivos e sistemas de conversão de lixo orgânico em biogás.
Água
As casas terão sistemas de armazenamento e reuso de água das chuvas e do solo.
Comida
A comunidade terá horta coletiva de produtos sazonais. Além disso, estufas com fazendas verticais para produção local de frutas e verduras funcionarão com método aquapônico – cultivo de plantas e alimentação de animais aquáticos através do mesmo sistema -, que economiza espaço e diminui o impacto na paisagem. Os peixes que serão criados vão fornecer o fertilizante necessário para o sistema aquapônico. A criação local de gado e outros animais proverá a horta de fertilizantes.
Imagem: Divulgação Effekt
Imagem: Divulgação Effekt
Moradia
Todas as casas serão pré-fabricadas e terão uma segunda pele de vidro para protegê-las da umidade e do frio intensos. Além disso, essa estrutura possibilitará aos moradores terem um jardim de inverno.
Imagem: Divulgação Effekt
Imagem: Divulgação Effekt
Imagem: Divulgação Effekt
Imagem: Divulgação Effekt
Espaços coletivos
Além da horta comunitária e as fazendas verticais, a vila terá praças públicas, salas de refeições e as próprias ruas da vizinhança, todos espaços que vão reforçar o espírito de comunidade entre as pessoas.
Gostou? Pois saiba que os interessados em viver nesse paraíso sustentável podem falar com os idealizadores do projeto, por meio do site.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!