Africanos transformam pneus velhos em móveis coloridos e cheios de vida

Luciane Belin*
31/01/2019 09:57
Thumbnail

Fotos: Divulgação

Dar um novo destino a um objeto que estava no lixo e construir móveis incríveis e cheios de personalidade, com cores vibrantes. Há três anos, Ramatoulaye Tchico Bangoura, da Guiné africana, desenvolve um trabalho de reciclagem em parceria com Alioune Doucoure que virou febre no país e vem conquistando fãs no mundo.
A partir de pneus retirados do lixo e de terrenos baldios, o projeto transforma os materiais em linhas de mobiliário, calçados e acessórios funcionais e coloridos.
Os pneus são lavados, cortados e remodelados em composições com madeira, tecidos, couro e cola. Ramatoulaye e Alioune os revestem, então, com cores vibrantes e tons complementares, o que resulta em peças que podem ser usadas para decoração de ambientes externos e internos.
Segundo Alioune, na empresa formada pelos dois, eles fabricam desde pufes simples para o quarto até mobiliário para sala de estar, cadeiras para o terraço, jardim e espaço familiar.
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação
A ideia é extrair o máximo que puderem de pneus das ruas. “A importância deste trabalho é para a luta contra a poluição e degradação ambiental no meu país. Minha cidade é insalubre e não recebemos ajuda do Estado para o nosso trabalho. Eu realmente gostaria de ajuda neste trabalho, pois ele contribui para tornar a cidade mais limpa e com menos poluição”, destaca.
O trabalho começou com uma iniciativa de Alioune para a comunidade local e depois se transformou em um negócio, que eles agora pretendem expandir para vender para o mundo inteiro. “Começamos em uma creche privada em Dakar, onde criei um jardim todo decorado com pneus desgastados. Ficou lindo e criei alguns móveis para vender, começamos a divulgar o trabalho no Facebook e, em uma semana, eu tinha uma linha de produtos”, lembra.
A produtividade no ateliê é alta: eles fabricam cerca de dois ou três móveis por dia, mas quando estão focados em grandes pedidos, chegam a produzir 10 ou 15 pufes diariamente. Na fanpage do projeto, é possível ver fotos dos produtos e do processo de produção das peças.

Veja mais fotos

*Especial para Haus.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!