Sustentabilidade

Curitiba está entre as “cidades esperança” do mundo, diz entidade francesa

André Nunes*
04/12/2017 19:42
Thumbnail

Curitiba, pelas lentes de Zuleika de Souza

Memorial de Curitiba recebe a partir desta terça-feira (5) a exposição fotográfica “Esperança na Cidade”, produzida pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) com imagens de seis cidades em três continentes. CuritibaFortaleza são as cidades brasileiras retratadas, ao lado de Santo Domingo (República Dominicana), Joanesburgo (África do Sul), Cochim (Índia) e Medellín (Colômbia).
A exposição foi montada para o Habitat III, conferência das Nações Unidas dedicada à construção da nova agenda urbana mundial, realizada em outubro de 2016. As imagens revelam os desafios e as soluções para o desenvolvimento urbano, em cidades com projetos apoiados pela AFD: da vitalidade de Cochim às cores de Medellín, do sorriso dos habitantes de Joanesburgo às brincadeiras das crianças de Santo Domingo, dos parques de Curitiba aos bairros populares de Fortaleza. São projetos que nos conduzem, pouco a pouco, a um mundo compartilhado. No Brasil, as cidades foram fotografadas pelos fotojornalistas Jorge Cardoso e Zuleika de Souza.
Fortaleza também foi escolhida pela AFD. Foto: Jorge Cardoso
Fortaleza também foi escolhida pela AFD. Foto: Jorge Cardoso
A AFD é uma instituição financeira pública que implementa a política definida pelo governo francês, de combate a pobreza e promoção do desenvolvimento sustentável. Presente em quatro continentes através de uma rede de 75 agências, a AFD financia e apoia projetos que buscam melhorar as condições de vida para as populações, promover o crescimento econômico e proteger o planeta. Em 2015, a AFD desembolsou 8,3 bilhões de euros para financiar projetos nos países em desenvolvimento e em benefício de territórios ultramarinos.
Completando dez anos de intervenção no Brasil em 2017, a Agência Francesa de Desenvolvimento apoia o crescimento sustentável e inclusivo das cidades brasileiras, através de políticas de investimento de baixo carbono e mais inclusivas, com impactos positivos sobre o clima: ordenamento dos territórios e mobilidade urbana, eficiência energética e energias renováveis, preservação do meio ambiente e gestão responsável dos recursos naturais.
Santo Domingo, capital da República Dominicana, também faz parte da mostra. Foto: Benjamin Petit
Santo Domingo, capital da República Dominicana, também faz parte da mostra. Foto: Benjamin Petit

Serviço

Exposição “Esperança na Cidade”, da AFD
Local: Memorial de Curitiba
(R. Claudino dos Santos, 79 – Centro Histórico)
Data: De 5 de dezembro a 10 de janeiro de 2018.
Horário: De terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 15h
Entrada franca
*Especial para a Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!