Sustentabilidade

Banheiro transportável converte fezes em energia e pode ser instalado em lugares remotos

HAUS
03/01/2019 19:20
Thumbnail

Foto: Spark/divulgação

O reaproveitamento de dejetos humanos para a geração de energia e até de fertilizantes é o tema da vez quando o assunto é a sustentabilidade. Depois do vaso sanitário que não utiliza água nem esgoto, apresentado pelo filantropo e bilionário norte-americano Bill Gates, cofundador da Microsoft, é a vez do projeto assinado pelo escritório de arquitetura Spark, de Singapura, despertar a atenção (e a curiosidade) do mundo para a questão sanitária.
Imagem: Spark/divulgação
Imagem: Spark/divulgação
Trata-se do “The Big Arse Toilet”, um banheiro impresso em 3D, facilmente transportável e que pode ser instalado em qualquer ambiente. Desenvolvido em apoio ao Dia Mundial do Toalete, celebrado no último dia 19 de novembro e instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) para combater a defecação aberta e as questões de saneamento e higiene na Índia, o protótipo converte os resíduos humanos em biogás e, este, em eletricidade.
Os módulos são impressos a partir de uma mistura de fibra de bambu processada e resina de polímero biológico e foram dimensionados para funcionar por 10 anos. Segundo o escritório, a energia elétrica gerada é suficiente para abastecer uma comunidade com oito residências.
Imagem: Spark/divulgação
Imagem: Spark/divulgação
“O The Big Arse Toilet foi desenvolvido para destacar o fato de que não está sendo feito o suficiente para fornecer soluções para indivíduos vulneráveis que são os mais afetados pela falta de acesso ao nível de saneamento que a maioria considera como garantida. Nossa proposta poderia ajudar a prevenir doenças e ajudar no desenvolvimento da comunidade, levantando barreiras sociais enfrentadas particularmente por mulheres em comunidades rurais, muitas vezes significando sérias consequências para sua saúde, perpetuando os níveis desproporcionais de doenças associadas à pobreza e à defecação a céu aberto”, diz Stephen Pimbley, parceiro da Spark, em nota publicada no site do escritório.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!