Bilionário do petróleo constrói navio para retirar 5 toneladas de plástico do oceano por dia

Empresário vai investir em barco que coleta e recicla resíduos, diminuindo o lixo nos mares. Segundo ele, essa é uma forma de devolver ao mar parte do que conquistou por meio dele

Foto: REV Ocean

por Luciane Belin*

29/01/2019

compartilhe

Até 2050, os oceanos vão conter mais plástico do que peixes, segundo um relatório do Fórum Econômico Mundial (WEF, de World Economic Forum). Esse fato chocou o bilionário norueguês Kjell Inge Røkke a ponto de instigá-lo a investir parte da sua fortuna de 2 bilhões de dólares (cerca de 7,46 bilhões de reais) na limpeza dos mares.

O barão do petróleo — que também é o 10º homem mais rico da Noruega, segundo a revista Forbes — vai construir até o final de 2020 e colocar em atividade até 2021 o maior iate do mundo, com o compromisso de retirar cinco toneladas de lixo do oceano por dia.

Pescador quando jovem, Røkke começou sua trajetória profissional no mar e disse, em declaração para a imprensa norueguesa, que a iniciativa é uma forma de devolver ao mar parte do que conquistou por meio dele.

>>>> Do vitoriano ao contemporâneo, Casa dos Simpsons é retratada em oito estilos arquitetônicos famosos

Foto: REV Ocean

A Research Expedition Vessel (REV) [Embarcação de Expedição de Pesquisa, em tradução livre], como foi batizada, será operada pelo World Wild Fund for Nature (WWF) que vai levar 60 pesquisadores e uma tripulação de até 40 operadores para investigar os ambientes inexplorados do fundo do mar.

A cada viagem, o REV vai utilizar suas dezenas de sensores e equipamentos de ponta para coletar todo o plástico que encontrar e derretê-lo, com o objetivo de reciclá-lo e devolvê-lo para uso.

>>>> Série no Youtube ensina bê-á-bá da arquitetura brasileira

Tecnologia de vento em popa

Distribuídos pelos 181 metros de comprimento da embarcação do projeto REV-Ocean estarão laboratórios secos e molhados, refrigerados, de pesquisa ambiental, salas de aula, auditório e um veículo subaquático que vai ajudar nas investigações.

Projeto assinado pelo designer de super-iates Espen Oeino está sendo construído pela empresa VARD. Foto: Reprodução Facebook REV Ocean

Pontes laterais terão capacidade para levantar e soltar ao mar equipamentos – como submarinos, por exemplo – de até 20 toneladas.

>>>> Nova era da construção? Madeira artificial promete revolucionar impressão 3D

O iate é também equipado com quatro hidrofones altamente sensíveis para ouvir os mamíferos marinhos se comunicando e com câmeras subaquáticas para registrar as formas de vida do fundo do mar.

*Especial para Haus.

LEIA TAMBÉM

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você