Brasileiros criam embalagem sustentável que substitui plástico filme e papel alumínio

Ideia do produto, feito com matérias-primas biodegradáveis, surgiu a partir de uma embalagem que o casal Lucas Bastos e Carla Enero conheceu na Austrália

Fotos: Divulgação

Fotos: Divulgação

por HAUS

15/08/2017

compartilhe

Em tempos de desconfiança sobre a procedência de diversos produtos que utilizamos no nosso cotidiano, as opções ecológicas são mais do que bem-vindas. Prova disso é o sucesso das embalagens ecológicas Keep. A empresa, fundada pelo casal catarinense Lucas Bastos e Carla Enero, não tem conseguido atender a demanda de pedidos — por agora — devido ao seu sucesso.

O Keep, que é comercializado há pouco mais de um mês, é produzido com matérias-primas biodegradáveis e pode ser considerado um substituto do plástico filme ou papel alumínio para armazenar alimentos. Produzido em duas versões, a embalagem pode ser feita com cera de abelhas ou, na opção vegana, com cera de carnaúba. O produto tem tecido 100% algodão e é composto pela cera, resina de árvore e óleo de coco, com durabilidade de até um ano.

Embalagem Sustentável Keep 4

Fotos: Divulgação

A inspiração para a embalagem surgiu a partir de um produto similar, comercializado na Austrália, país onde Lucas e Carla moraram. Por gostarem tanto da embalagem que havia por lá, tentaram reproduzi-la ao voltar para o Brasil. Após alguns testes, o potencial do produto fez com que eles abrissem o negócio.

A higienização para o uso é simples: basta limpar com pano úmido e secar à sombra. Além de armazenar alimentos e fechar recipientes, o Keep embala sabonetes para viagem e substitui sacos plásticos na pesagem de produtos a granel.

O êxito da embalagem pode ser atribuído principalmente ao seu viés sustentável: além da durabilidade, o produto pode substituir os derivados de petróleo, como o plástico PVC, e a cera de abelhas apresenta propriedades antibacterianas. Após o fim de sua vida útil, ele pode ser descartado no lixo ou utilizado no processo de compostagem.

Embalagem Sustentável Keep 3

Fotos: Divulgação

“O Keep faz parte de um movimento internacional chamado Beeswax Food Wrap Movement, que está ajudando a reduzir a quantidade de plástico descartado no nosso planeta, sendo utilizado já em muitos países. Ao desenvolver a ideia no Brasil, queremos que o produto possa contribuir com a redução do impacto do plástico no nosso país”, conta Carla.

Produzido em diferentes estampas nos tamanhos P (18x20cm), M (25×28 cm), G (33x35cm) e XG (38x47cm), o Keep pode ser comprado por unidade ou em kits com três. Os preços variam de R$ 14,90 a R$ 75, sem frete incluído. A previsão para retomar os pedidos é no mês de outubro, com o site da empresa finalizado. Você pode conhecer mais sobre o produto na página do Facebook do Keep Eco.

LEIA TAMBÉM



Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você