Sustentabilidade

Brasileiros criam embalagem sustentável que substitui plástico filme e papel alumínio

HAUS
15/08/2017 21:30
Thumbnail

Fotos: Divulgação

Em tempos de desconfiança sobre a procedência de diversos produtos que utilizamos no nosso cotidiano, as opções ecológicas são mais do que bem-vindas. Prova disso é o sucesso das embalagens ecológicas Keep. A empresa, fundada pelo casal catarinense Lucas Bastos e Carla Enero, não tem conseguido atender a demanda de pedidos — por agora — devido ao seu sucesso.
O Keep, que é comercializado há pouco mais de um mês, é produzido com matérias-primas biodegradáveis e pode ser considerado um substituto do plástico filme ou papel alumínio para armazenar alimentos. Produzido em duas versões, a embalagem pode ser feita com cera de abelhas ou, na opção vegana, com cera de carnaúba. O produto tem tecido 100% algodão e é composto pela cera, resina de árvore e óleo de coco, com durabilidade de até um ano.
A inspiração para a embalagem surgiu a partir de um produto similar, comercializado na Austrália, país onde Lucas e Carla moraram. Por gostarem tanto da embalagem que havia por lá, tentaram reproduzi-la ao voltar para o Brasil. Após alguns testes, o potencial do produto fez com que eles abrissem o negócio.
A higienização para o uso é simples: basta limpar com pano úmido e secar à sombra. Além de armazenar alimentos e fechar recipientes, o Keep embala sabonetes para viagem e substitui sacos plásticos na pesagem de produtos a granel.
O êxito da embalagem pode ser atribuído principalmente ao seu viés sustentável: além da durabilidade, o produto pode substituir os derivados de petróleo, como o plástico PVC, e a cera de abelhas apresenta propriedades antibacterianas. Após o fim de sua vida útil, ele pode ser descartado no lixo ou utilizado no processo de compostagem.
“O Keep faz parte de um movimento internacional chamado Beeswax Food Wrap Movement, que está ajudando a reduzir a quantidade de plástico descartado no nosso planeta, sendo utilizado já em muitos países. Ao desenvolver a ideia no Brasil, queremos que o produto possa contribuir com a redução do impacto do plástico no nosso país”, conta Carla.
Produzido em diferentes estampas nos tamanhos P (18x20cm), M (25×28 cm), G (33x35cm) e XG (38x47cm), o Keep pode ser comprado por unidade ou em kits com três. Os preços variam de R$ 14,90 a R$ 75, sem frete incluído. A previsão para retomar os pedidos é no mês de outubro, com o site da empresa finalizado. Você pode conhecer mais sobre o produto na página do Facebook do Keep Eco.

LEIA TAMBÉM



Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!