Sustentabilidade

Casas sustentáveis e autossuficientes são construídas em apenas 8 horas com nova tecnologia

Luciane Belin*
10/01/2019 19:03
Thumbnail

Fotos: Reprodução passivdom.com

Você faz o seu pedido e, em algumas horas, ele está pronto. Não, não é do jantar via delivery por aplicativo que estamos falando – é da sua casa. Uma nova tecnologia construtiva lançada nos Estados Unidos permite elaborar um projeto de residência sustentável e tirá-lo do papel em apenas oito horas.
Criada pelo engenheiro ucraniano Max Gerbut e lançada com a marca PassivDom, a novidade utiliza impressão 3D para compor a edificação e dispensa qualquer processo construtivo convencional – e todos os níveis de poluição, energia e desperdícios que vêm com ele.
Sem o uso de madeira em sua composição, as casas Dom.ai incorporam tecnologias empregadas em estações espaciais e materiais robustos como fibra de carbono, polímeros duráveis e vidro ultrarresistente. A casa já é entregue também com móveis e divisórias, onde, aí sim, se utiliza a madeira para criar conforto e conexão com materiais mais naturais.
Facilmente realocáveis pela tecnologia, mas também pelo tamanho, que é pequeno, tudo o que as casas precisam é uma superfície plana para serem instaladas.

Sustentabilidade

Um dos aspectos que a marca enfatiza é a questão da autossuficiência energética. Tanques de água e armazenamento de energia solar garantem uma autonomia de até sete semanas para a casa, já que a bateria interna guarda até 16 kWh de energia e os tanques conservam 1,3 metro cúbico de água.
O consumo de energia é 20 vezes melhor do que o de uma residência regular, de acordo com o site da marca, já que a casa usa um sistema de ventilação e janelas próprias patenteadas. As janelas, inclusive, ajudam a conservar 14 vezes mais energia do que um painel duplo de janelas tradicionais.
Outro destaque é o sistema de isolamento das paredes, que é feito a vácuo a partir de um processo desenvolvido também pelo engenheiro e que é seis vezes mais eficiente do que o recomendado pelo Departamento Norte-Americano de Energia.
As tecnologias inteligentes empregadas nas residências permitem que a casa seja não apenas versátil, mas também extremamente resistente a intempéries – afinal, ela emprega tecnologias pensadas para irem para o espaço e voltarem. A Passiv Dom tem tanta certeza de que as casas Dom.ai são indestrutíveis que oferece a garantia do seu dinheiro de volta se ela for destruída por “zumbis ou invasores alienígenas”.
No site da empresa, é possível obter mais informações e saber detalhes como as especificações disponíveis de tamanhos, cômodos e móveis possíveis.
*Especial para Haus.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!