Cervejaria lança embalagem sustentável com papel-semente que vira hortaliças

Aléxia Saraiva
04/10/2019 20:05
Thumbnail

Foto: divulgação

Você compra uma cerveja, enterra a embalagem e, em algumas semanas, nasce da terra um pé de manjericão. Pode parecer uma ideia fora da casinha, mas ela já é uma possibilidade. A cervejaria argentina Cerveza Patagonia lançou, nesta sexta-feira (4), uma versão 100% biodegradável da sua embalagem de seis unidades.
Seu diferencial é a vida que o papel ganha após o descarte. Na sua composição, o material tem sementes vivas, que podem brotar diferentes tipos de hortaliças se plantados — agrião, tomate, manjericão. Para isso, basta rasgar o papel, cobrir com terra e regar periodicamente.
Batizada de Eco Pack, a embalagem foi realizada em parceria com a empresa Papel Semente, que recicla papel para a produção deste tipo de material. Para que as sementes não morram, o papel é impresso com tinta atóxica e à base d’água. Foram necessários cinco meses de desenvolvimento do projeto até se chegar ao resultado final.
Foto: divulgação
Foto: divulgação
“São oito folhas de papel que vão se juntando uma sobre a outra até dar a espessura necessária”, detalha Guilherme Almeida, gerente de marca da Patagonia no Brasil. “A ideia surgiu para unir o útil ao agradável: sem perder a comodidade, transformar a embalagem em algo sustentável”.
Foram produzidas, de início, 300 embalagens, exclusivas para a cerveja Amber Lager — que, segundo Almeida, é a que mais se adapta ao paladar do brasileiro. A novidade já está disponível nos dois bares da marca no Brasil, um localizado em Curitiba e o outro, em Florianópolis. Ela também será comercializada via e-commerce através do Empório da Cerveja.
A ideia é que esta primeira produção sirva de teste, já que a intenção é fazer o projeto crescer, com mais embalagens produzidas desta forma.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!