Sustentabilidade

Chega de frio! Estufa em volta de casa aquece e economiza

HAUS
22/08/2016 22:40
Thumbnail

Casa protegida por estufa na Suécia mantém a temperatura entre 15 e 20 graus. Foto: Reprodução

O que você acharia de estar no quentinho de sua casa, com temperaturas entre 15 e 20 graus Celsius, enquanto lá fora faz muito frio? E se, para isso, não precisasse de nenhum tipo de aquecedor? Isso é o que um casal de Estocolmo, na Suécia, conseguiu ao construir uma estufa de vidro ao redor de sua casa.
Quatro milímetros de vidro formam um envoltório ao redor da residência. O vidro tem alta resistência, para evitar quebra. Mas, se um acidente acontecer, ele é projetado para estilhaçar-se em pedacinhos pequenos, evitando que alguém se machuque.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Além de aquecer a casa, deixando os raios solares entrarem e conservando a temperatura por mais tempo, essa capa protege a estrutura e as paredes de madeira da chuva, neve e ventos, muito comuns na região. Outro benefício é a possibilidade de cultivar frutas e vegetais mesmo nas épocas mais frias. Pepinos, vários tipos de ervas, tomates, figos e uvas são algumas das espécies que crescem nos vãos entre a estufa e as paredes da casa e que não aguentariam o inverno escandinavo.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
No telhado foi criado um terraço coberto que serve de espaço para as crianças brincarem, leitura e banho de sol.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
A casa caminha para a autossuficiência, com aproveitamento da água das chuvas e compostagem de lixo orgânico para transformação em adubo. Mas ainda precisa de aquecedores elétricos durante os dias de frio mais intenso. Ainda assim, a família usa esses aparelhos por aproximadamente três meses a menos devido à estufa.
LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!